MAIS DE UMA DÉCADA TRANSFORMANDO VIDAS

Publicado em: 13 de agosto de 2020

Toda a sociedade enfrenta diversos desafios na luta pela igualdade de gênero. Pirapora se destaca no atendimento das mulheres em meio a este cenário devastador. O Centro de Referência da Mulher do município atua na promoção do direito das mulheres, no acolhimento e encaminhamento daquelas que estão em situação de violência. Hoje o equipamento socioassistencial celebra 14 anos de fundação.

“O CREMP é um espaço que oferece apoio e subsídio para que a mulher possa lutar por seus direitos, buscar auto-afirmação e fortalecer sua identidade. Trata-se de um local de convivência com privacidade, serviços integrados de apoio psicossocial e jurídico, conforme determina a lei”, afirma Kênia Barros, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e referência técnica administrativa da Secretaria da Família e Políticas sociais.

NOVO FORMATO TROUXE EVOLUÇÃO NO ATENDIMENTO

Até 2019, Kênia atuava como referência técnica do CREMP e reforça: “Graças ao trabalho intenso de toda a equipe, nós desenvolvemos diversas atividades que, literalmente, salvam a vida de muitas mulheres. Nos últimos quatro anos, reformulamos a forma de trabalhar do Centro para ir muito além do acolhimento às vitimas. Realizamos cursos, palestras, eventos culturais e multidisciplinares, passeata, visitas, parcerias e formações”.

Todas essas realizações tiveram total apoio da gestão municipal além de parcerias com outros setores do poder público, sistema de garantia de direitos, instituições públicas e comunitárias, empresas e sociedade civil. Foram mais de 3 mil mulheres, com acolhimentos, atendimentos e encaminhamentos.

“Um exemplo da eficiência desse equipamento é o Projeto Flores do Cerrado, que promove atividades para as mulheres do meio rural. É visível a transformação na vida delas. Ficamos felizes de promover uma nova vida para as piraporenses”, complementou Fabiane Pereira Pinheiro, extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), instituição parceira do CREMP.

“Temos muito que celebrar pelos 14 anos de trabalho em rede. Além do atendimento às mulheres, foi desenvolvida a formação do público em geral e profissionais na área de educação, saúde e assistência social para lidar com a problemática da violência contra mulher; palestras e mesas de debates. Por isso, Pirapora colhe os benefícios de ter estatísticas mais otimistas que a maioria dos municípios”, celebrou o secretário municipal de Família e Políticas Sociais, Luiz Antônio Pulcherio.

A prefeita Marcella Fonseca se sente honrada por participar das conquistas do equipamento nos últimos anos e afirma: “É um trabalho permanente de atendimento que ajuda a romper do ciclo da violência doméstica em Pirapora e região. Nosso município não só lidera pelo exemplo, mas também contribui com as cidades vizinhas”.

SERVIÇO

O Centro de Referência da Mulher está localizado à Rua Professora Marieta Amorim, 63, Centro e funciona de segunda a sexta-feira, no horário de 8 às 17 horas. Informações podem ser obtidas pelo telefone: (038) 3740-6156.