ENFRENTAMENTO AO DESEMPREGO, MESMO EM MEIO A PANDEMIA

Publicado em: 7 de agosto de 2020

Um dos pilares do Programa de Auxílio ao Desemprego (PAD) é a formação dos beneficiários para o mercado de trabalho. Assim, a Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria Municipal de Família e Políticas Sociais, se esforçou para retornar com a capacitação (conforme determina a Lei Municipal 2.343/2017, de 22 de dezembro de 2017).

O programa é uma iniciativa da atual gestão para contribuir com a zeladoria do Município, gerar renda temporária e qualificação profissional às pessoas em situação de vulnerabilidade.

MEDIDAS DE SEGURANÇA

“Com o PAD os beneficiários conquistam renda, capacitação e melhoram autoestima. Por isso nosso dever era adaptar os encontros de formação às medidas de prevenção e combate ao coronavírus. Com esse novo formato, os beneficiários foram divididos em oito turmas, para respeitar o distanciamento social”, reforça Kênia Barros, referência técnica administrativa da SEFAM.

“Todo o programa nos engrandece muito enquanto pessoas e no futuro profissional. Pois, com essa formação, podemos almejar melhor colocação no mercado de trabalho. Os instrutores trabalham temas importantes. O que mais me tocou foi sobre empatia, pois aprendi que ajudar o próximo e trabalhar junto é muito mais gratificante que ser concorrentes”, afirma emocionada a beneficiária Luciene de Castro dos Santos.

Os instrutores Eder Lúcio e Claudio Calheiros complementam: “É muito bom poder dar continuidade à grade de formação do Programa. Preparamos um roteiro diversificado e abrangente e todos os beneficiários (independente da época de convocação) terão acesso aos conteúdos. Essa preparação é ainda mais necessária em tempos como na pandemia. Afinal, não sabemos como fica o mercado de trabalho após essa crise sanitária”.

“Muitos beneficiários do programa estavam há meses sem emprego, então é muito positiva essa conquista para cada um deles. Aumentar a autoestima dessas pessoas é um bônus de qualidade do programa, algo a mais que oferecemos além dessa renda temporária e emergencial”, afirma o secretário municipal da Família Políticas Sociais, Luiz Antônio Pulcherio.

A prefeita Marcella Fonseca afirma: “Mesmo sendo um programa de caráter assistencial e sem vínculo empregatício, o PAD tem sustentado muitas famílias. Para quem não tinha perspectiva, esse impulso financeiro e formação profissional tem valor imensurável”.