Estrutura, inovação e biossegurança na volta às aulas em Pirapora

Publicado em: 6 de agosto de 2020

As aulas da rede municipal de ensino foram retomadas nessa semana em Pirapora. Com toda a estrutura necessária garantida pela Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que adotou como referência o Plano de Estudo Tutorado (PET), os alunos voltaram aos estudos no regime de estudo não presencial, conforme as orientações da Secretaria de Estado de Educação.

A ferramenta possibilitará a continuidade da aprendizagem dos estudantes. A Secretaria de Educação cuidou para que todos os estudantes recebessem os cadernos já impressos, evitando assim gastos de impressão para os pais. Foram tomadas medidas para que os estudantes que porventura não tenham como retirar os cadernos na escola o recebam na comodidade de suas residências, a exemplo dos alunos da zona rural.

Em Pirapora, inicialmente, as aulas foram retomadas para os alunos do 1º ao 9º ano, que somam 3.100 alunos. Todos eles já receberam da Prefeitura de Pirapora um caderno de atividades impresso, para desenvolver as suas atividades em casa. “A adesão tem sido extremamente positiva por parte dos pais e toda a comunidade escolar. As famílias foram orientadas, caso haja a necessidade, a entrar em contato com a diretora da unidade de ensino que o aluno está matriculado, para entender a sua dificuldade. Os profissionais das unidades de ensino estarão em seu turno e horário de trabalho disponíveis para acompanhar o desenvolvimento das atividades pelos estudantes, bem como sanar dúvidas e orientar os pais”. Explica o secretário de Educação, Rodrigo Barbosa.

Além desse suporte profissional, também já estão disponíveis nas unidades de ensino sala de mídia, disponibilidade de internet e computadores e a sala de atendimento específico. A cada novo mês, o aluno receberá um novo caderno de atividades, com um conteúdo programado conforme as semanas, garantido pela Prefeitura de Pirapora gratuitamente.

O trabalho desenvolvido pela secretaria de Educação, com todo o esforço dos profissionais da pasta, demonstra o compromisso com uma educação de qualidade no município, de acordo com a prefeita Marcella Fonseca. “A pandemia do coronavírus, além de todas as dificuldades que nos trouxe, tem nos exigido também adaptações com inovação. Acompanhei de perto, tudo o que foi desenvolvido para garantirmos aos nossos alunos qualidade e eficiência no ensino, durante a suspensão das aulas presenciais. Nossos profissionais envolvidos se adequaram para esta nova realidade e isso nos dá muita confiança para esta nova fase”.

Devido à pandemia do coronavírus, as aulas presenciais foram suspensas por tempo indeterminado como medida de prevenção da disseminação da Covid-19, conforme o Decreto Municipal nº 115 de 16 de março de 2020.