Vapor Benjamim recebe visitas técnicas para restauração

Publicado em: 5 de agosto de 2020

Nesta terça e quarta-feira, 04 e 05 de agosto, o Vapor Benjamim Guimarães recebeu as visitas técnicas de empresas, que poderão participar do processo licitatório para a sua reforma, que terá a revelação das suas propostas no próximo dia 31/08.

Recepcionados na Delegacia Fluvial de Pirapora, os representantes das empresas foram conduzidos até à embarcação, onde, acompanhados de representantes da Prefeitura de Pirapora e da Marinha, realizaram as avaliações das condições estruturais do patrimônio. Além de todo o mapeamento do patrimônio, desde as características mecânicas até os detalhes de acabamento, os técnicos também coletaram informações dos tripulantes acerca do Vapor Benjamim Guimarães.

Ao término dos levantamentos, as empresas receberam da Delegacia Fluvial de Pirapora a Declaração de Visita Técnica, conforme é previsto no edital que regulamenta a Concorrência nº 01/2020 aberta pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA – MG), em 18 de julho.

O vice-prefeito Orlando Pereira, o vereador Beto Fulgêncio e o secretário de Cultura, Sebastião Delfino acompanharam as visitas. “Essas visitas técnicas são imprescindíveis para situar as empresas que vão concorrer, por essa grande responsabilidade de revitalizar o nosso patrimônio. Estamos ávidos para ver o nosso vapor sendo recuperado e assim sentirmos a emoção e orgulho em vê-lo navegar, novamente”. Comentou o vereador Beto Fulgêncio.

Para o vice-prefeito Orlando Pereira, as expectativas aumentam ainda mais com o andamento do processo licitatório. “Esta etapa é fundamental. É o momento em que as empresas estão conhecendo de perto a situação e o que precisa ser restaurado. A pedido da prefeita Marcella Fonseca estamos aqui acompanhando para também nos municiarmos das informações sobre este momento tão esperado por toda a população. Ainda neste mês, saberemos qual a empresa executará”.