Em tempos de coronavírus, manter a vacina em dia é fundamental

Publicado em: 31 de julho de 2020

Desde o início da pandemia da Covid-19, a rotina dos serviços essenciais à saúde sofreu alteração com o objetivo de preservar a vida humana. As adaptações foram necessárias e os cuidados redobrados.

Nessa situação, as vacinas estão sendo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), seguindo protocolos sanitários específicos. O paciente deve ligar e agendar um horário na UBS mais próxima de sua residência.

A Campanha Julho Amarelo reforça as ações de Vigilância na prevenção e controle das hepatites virais. Sendo hepatite B para todas as idades (três doses comprovadas no cartão de vacina) e a, A para crianças a partir de 15 meses. Quem ainda não vacinou, deve procurar orientação nos serviços de saúde.

A vacina contra o Sarampo estará disponível até 31 de agosto, para pessoas de 20 a 49 anos. A Prefeitura de Pirapora está montando uma ação estratégica para atender toda essa população, enfatizando a importância da imunização.

A secretária de Saúde, Maria Cândida Fiuza, reforça para a importância de manter a vacinação em dia. “Todos devem levar o cartão de vacina para que as equipes de saúde possam verificar e atualizar. Precisamos nos prevenir contra doenças como tétano, febre amarela, sarampo, caxumba e rubéola, entre outros”, disse a secretária.

A Prefeitura de Pirapora, visa a alta cobertura de vacina para toda população, isso evita que as pessoas adoeçam com mais facilidade, podendo, ainda, identificar com mais rapidez outras comorbidades.

“Os protocolos adotados pelos serviços de saúde é para garantir a imunização dos piraporenses. Estamos nos protegendo de todas as formas. É importante que a população seja vacinada. Precisamos ter todos os cuidados com a nossa saúde”, destacou a prefeita Marcella Fonseca.