Mais saúde e qualidade de vida para Bom Jesus II

Publicado em: 23 de julho de 2020

A população do bairro Bom Jesus II e suas proximidades, nesta quarta-feira (22/07), foi contemplada com o atendimento de uma das suas principais necessidades. Foi realizada a cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço para Implementação da Estação Elevatória e Rede Coletora de Esgoto do bairro. Obedecendo os protocolos de biossegurança para prevenção ao COVID-19, a solenidade foi transmitida ao vivo para toda a população, através de uma Live, na página oficial da Prefeitura no Facebook.

Localizada no final da rua José Pinheiro Couto, ao final da sua execução, a obra ofertará mais de 1600 metros de rede de esgoto, beneficiando mais de 2 mil pessoas, o que representa 550 casas e 168 lotes com as ligações prontas em suas portas.

Representante do bairro na Câmara e solicitante deste sistema de esgoto para os moradores, o vereador Itamar do Cordeiro, classificou como mais um sonho que se torna realidade. “É muito prazeroso quando somos emissores de boas notícias. O meu agradecimento é para a prefeita Marcella e para o diretor Esmeraldo, que não mediram esforços para trazer essa grandiosa obra para o bairro. Em nossas caminhadas, eles viram a necessidade de trazer a rede coletora. Em períodos chuvosos, a população sofre, mas graças a Deus essa angústia e esse sofrimento chegará ao fim. Obrigado prefeita”. Lembrou o vereador.

O diretor do SAAE, Esmeraldo Pereira, explicou sobre a importância da obra e como será realizada. “É importante frisar que toda a obra será executada pelos próprios servidores da autarquia, o que gera mais economia para o nosso município. Esse novo sistema de elevatória compacta é inovador. A obra está estimada e mais de um milhão de reais. Nesse primeiro momento, será feito as escavações, em seguida a rede de recalque, depois a rede principal de bombeamento e na sequência a elevatória, para receber o esgoto. Esse esgoto será bombeado para a rua Treze, e consequentemente para a elevatória do bairro Aparecida onde terá o destino coreto para a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE”.

Esmeraldo ainda destacou sobre o impacto para a saúde dos moradores. “É importante ressaltar que vamos resolver alguns problemas, como a questão da saúde pública e a questão da contaminação do lençol freático com o esgoto doméstico. Agora, no período das chuvas, não vamos presenciar o esgoto na rua, as fezes e aquele odor. Eliminaremos de vez esse problema. A intenção é que, ao finalizarmos o bairro Bom Jesus II, nós possamos estender para o Barreiro, Sagrada Família e para o bairro Primavera, que também está compatível para receber esse tipo de elevatória”, finalizou Esmeraldo.

Por sua vez, a prefeita Marcella falou sobre a importância de se investir em saneamento no município. “Através da solicitação do vereador Itamar, vínhamos buscando a viabilidade para a rede de esgoto aqui do bairro. E hoje, comemoramos mais essa conquista. Temos avançado muito em termos de saneamento e infraestrutura, com as melhorias e implementações que temos feito em diversos pontos da cidade. Estamos no caminho certo. O planejamento é a base de tudo e seguindo essa premissa estamos entregando importantes obras para o nosso município. Nesta realização do Bom Jesus II, além do investimento de mais de um milhão de reais, a execução será por parte dos nossos competentes profissionais. Não há dúvida que a partir de hoje os moradores terão mais qualidade de vida”. Destacou Marcella Fonseca.

Animada com a participação da cantora Kenia Freedon, a cerimônia contou também com presença dos ex-prefeitos Leônidas Gregório e Warmillon Braga, da secretária de Governo, Solange Soares, do secretário de Finanças; Rodrigo Silveira Fernandes; Sebastião Delfino Pereira, secretário de Esportes, Juventude e Cultura, Rodrigo Barbosa, secretário de Educação e dos vereadores, Beto Fulgêncio, Sinvaldo Alves; Adilson Lopes, Duim Lanches e João Beato.