Com dezenas de atendimentos diários, UEC coloca Pirapora em destaque

Publicado em: 20 de julho de 2020

No combate ao coronavírus, Pirapora é uma das cidades mineiras que mais se destaca, ao promover ações diárias nesta luta contra uma das maiores pandemias da história da humanidade. Além de toda a estrutura disponibilizada, centenas de profissionais de saúde trabalham 24h, seja no levantamento de informações, planejamento ou execução das medidas para contenção da proliferação da doença.

Capacitada para o atendimento exclusivo da Covid-19 em Pirapora, a Unidade de Enfrentamento ao Covid-19 (UEC), tem ganhado notoriedade por ser uma das principais estratégias da Prefeitura de Pirapora, a qual se tornou referência para os demais municípios da microrregião. Graças à UEC, associado a outras frentes coordenadas pelo Comitê de Enfrentamento, o controle no número de casos e de recuperados se destaca, em relação aos outros municípios.

Só na primeira semana de atendimento (correspondente a primeira semana do mês de maio), a UEC realizou 35 atendimentos. No mesmo mês foram 122 consultas (uma média de seis atendimentos/dia). Desses casos, 64 casos foram isolados, sete foram encaminhados para a Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire e 51 descartados.

No mês de junho, a Unidade de Enfrentamento realizou 275 atendimentos, o que representa uma média de 12 atendimentos/dia. Assim, 94 tiveram isolamento domiciliar, seis foram encaminhados para a Fundação e 46 casos foram descartados.

Neste mês de julho, considerando os primeiros 15 dias, a UEC já realizou 211 atendimentos, o que reflete a média de 19 atendimentos por dia. 178 desses casos foram isolados e estão sendo monitorados, diariamente, pelas equipes de saúde.

A estrutura realizada pela Prefeitura de Pirapora vem atender os casos suspeitos ou confirmados da Covid-19, que apresentem o quadro clínico de baixa e média complexidade com síndromes gripais. Os casos mais graves são encaminhados para Fundação Hospitalar para os devidos cuidados de monitoramento e isolamento dos pacientes, conforme os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde.

O compromisso com a saúde, prioridade desde o início da sua gestão, é representado por toda a mobilização nestes últimos meses de enfrentamento da pandemia, conforme destaca a prefeita Marcella Fonseca. “O trabalho do Comitê e da UEC têm sido o nosso porto seguro nesse momento de pandemia. Temos redobrado a nossa capacidade mobilização e estas centenas de atendimentos comprovam isso. Hoje somos referência no norte de Minas e continuaremos nessa luta até vencermos essa pandemia. Para isso contamos com a nossa população, que deve continuar adotando os cuidados recomendados”, alertou a prefeita.

Contatos essenciais

Unidade de Enfrentamento: (38) 9 88299365