POR UMA PIRAPORA MAIS INCLUSIVA

Publicado em: 9 de julho de 2020

A Prefeitura de Pirapora acredita na parceria do poder público e a sociedade para atender as necessidades dos cidadãos, principalmente por meio das Organizações da Sociedade Civil (OSC), que lutam pela igualdade de direitos para todos.

Na última semana (30/06), reuniram-se no gabinete da prefeita: Maria Helena Cruz Vieira, intérprete de LIBRAS; Moisés de Oliveira da Silva, intérprete de LIBRAS; Keliton Domingos de Oliveira, surdo e presidente da Associação dos Surdos de Pirapora (ASP); Bruna Brito de Queiroz, surda e diretora da Associação dos Surdos de Pirapora (ASP); o articulador social, João da Conceição Pereira Neves; Shirley Ferreira, articuladora social; a referência técnica administrativa da Secretaria da Família e Políticas Sociais (Sefam), Kênia Barros; o secretário da Sefam, Luiz Antônio Pulcherio; e a prefeita Marcella Fonseca.

Na oportunidade a prefeita Marcella abriu o diálogo com os representantes sobre as pautas necessárias para atender as demandas da comunidade de surdos no município: “Estamos realizando um levantamento da realidade das pessoas com deficiência auditiva, em Pirapora. Pois assim, poderemos desempenhar um trabalho de melhoria da qualidade de vida deles em nosso município”, comentou o intérprete de LIBRAS Moisés de Oliveira da Silva.

“Ficamos muito satisfeitos com a receptividade da prefeita e do secretário. Esse contato é fundamental pra todos nós, pois focamos no desenvolvimento de vida para os surdos em Pirapora”, reforçou Keliton Domingos de Oliveira, surdo e presidente da Associação dos Surdos de Pirapora (ASP).

O momento foi interativo e muito produtivo, como conta Bruna Brito de Queiroz, surda e diretora da ASP: “Criamos para a prefeita o seu sinal em libras, que é o nome pessoal dela na Linguagem Brasileira de Sinais. Ela e também o secretario de políticas sociais estão oficialmente ‘batizados’ em nossa comunidade. Esperamos que esse acolhimento seja duradouro”.

“Estamos a disposição da associação para auxiliar no que estiver ao nosso alcance. É muito gratificante fazer parte de momentos como este que são um marco na construção de um município cada vez mais inclusivo”, comentou o secretário Luiz Antonio Pulcherio.

A prefeita finalizou a reunião com a concessão de um espaço para que a associação possa ter uma base: “Nós temos na Casa dos conselhos um ponto de referência e atendimento para a sociedade civil organizada. Vamos buscar disponibilizar uma sala, onde a ASP poderá acolher a comunidade surda do município, até que possam obter uma sede própria. Desejamos a ele prosperidade no atendimento à comunidade”.