POLÍTICAS SOCIAIS PRÓXIMAS DA POPULAÇÃO RURAL

Publicado em: 7 de julho de 2020

A prefeitura de Pirapora está realizando atendimento itinerante à população rural de Pirapora, por meio das equipes da Secretaria da Família e Políticas Sociais.

Durante as visitas, servidores dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Cadastro Único para Programas Sociais (CADÚNICO) vão até as localidades rurais e fazem os atendimentos presenciais, obedecendo as orientações de biossegurança e prevenção contra o Covid-19.

Essa atividade contou com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). “Estamos catalogando as comunidades rurais por meio das associações. Esse levantamento é fundamental para aprimorar o suporte à população rural em Pirapora”, comentou Fabiane Pereira Pinheiro, extensionista da Emater.

A primeira comunidade rural visitada foi do Paco Paco. Em seguida, foram atendidas as famílias da comunidade Floresta Viveiros. Durante os dias agendados os moradores da comunidade puderam atualizar o CADÚNICO, o credenciamento do CRAS, além do atendimento com os técnicos, quando necessário.

“Sabemos que nesse período de distanciamento social, as políticas públicas são fundamentais para o bem estar social da população. Atentos a essa necessidade, vamos atender todas as comunidades rurais sem deixar de lado a demanda urbana”, informou Kenia Barros.

O Secretário Municipal da Família e Políticas Sociais, Luiz Antônio Pulcherio, reiterou: “Essa atividade é uma estratégia da Prefeitura de Pirapora, por meio das equipes da SEFAM para alcançar as famílias mesmo em meio à pandemia que assola o país. Agradecemos também a parceria da Emater que sempre está conosco ajudando a cuidar da nossa gente no meio rural”.

“Fico feliz de ver os setores da SEFAM comprometidos com o atendimento descentralizado o que aumenta muito o alcance das políticas sociais. Assim, ficamos muito mais próximos do povo de Pirapora”, comentou a prefeita Marcella Fonseca.

ATUALIZAÇÃO CADÚNICO

Para ser inserido no Cadastro Único é necessário que a família tenha renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou renda mensal total de até três salários mínimos. Não é necessário que todos os integrantes da família compareçam ao local. Basta que um integrante do grupo familiar que se encaixe nesse perfil se responsabilize por prestar as informações sobre todos os membros da família a um dos entrevistadores do CadÚnico.

Tipos de Informações presentes no CadÚnico

1. identificação e caracterização do domicílio;
  2. identificação e documentação de cada membro da família; e
  3. escolaridade, participação no mercado de trabalho e rendimento das pessoas que compõem a família. Tais informações têm validade de dois anos, contados a partir da data da última atualização do cadastro.

Após a inscrição no Cadastro Único, as famílias podem ter acesso, por meio do NIS, a vários programas sociais como Bolsa Família, o Pronatec (cursos para qualificação profissional), a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Minha Casa Minha Vida, a Carteira do Idoso, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Id Jovem e o Cartão de Passageiro Especial.