PIRAPORA TEM DELIVERY DA AGRICULTURA FAMILIAR

Publicado em: 7 de julho de 2020

Para driblar as dificuldades de uma das maiores crises sanitárias da atualidade, a Prefeitura de Pirapora, está realizando o Delivery Feira da Agricultura Familiar. Essa iniciativa inovadora é uma ação do projeto Flores do Cerrado, realizado pela Secretaria da Família e Políticas Sociais (SEFAM) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), com as famílias rurais.

Com o delivery, a população pode encomendar uma diversidade de produtos que os agricultores familiares oferecem. “Os pedidos são realizados por telefone ou whatsapp de segunda a quinta e entregues aos sábados de manhã. Todas as entregas seguem as normas de segurança da vigilância sanitária”, informou Fabiane Pereira Pinheiro, extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG).

Para melhor atender o fluxo de pedidos e entregas, o grupo de whatsapp foi substituído por um catálogo, com o contato direto dos agricultores: “Os produtores foram orientados pela Vigilância Sanitária Municipal. Assim, durante a comercialização evitam o contágio pela Covid-19. Entre os cuidados estão: manter distância do entregador, usar máscaras, lavar as mãos após receber as sacolas e lavar corretamente frutas e hortaliças antes de consumir”, comentou Kênia Barros, Referência técnica administrativa da SEFAM.

Rita de Cássia Santos, uma das produtoras participantes da Feira Delivery comentou: “Com a quarentena veio também a incerteza de como nós agricultores familiares iríamos continuar vendendo nossos produtos. Foi aí que surgiu a ideia da feira virtual para nos socorrer. Essa a iniciativa está contribuindo para reduzir os prejuízos e riscos de contaminação. Sem dúvidas é um ótimo projeto”.

A produtora Raquel Costa Palma também é um caso de sucesso desta iniciativa: “A ideia de atender nossos clientes em suas casas foi excepcional, acredito que tanto para nós quanto para eles. As minhas vendas aumentaram de tal forma que eu adquiri a máquina de cartão de crédito, oferecendo maior comodidade aos clientes. Só posso agradecer a parceria da Emater com a Prefeitura Municipal de Pirapora, através da SEFAM”.

O Secretário Municipal da Família e Políticas Sociais, Luiz Antônio Pulcherio, celebra a estratégia: “Vendo o desenvolvimento dessas famílias, nos sentimos muito orgulhosos. Pois, mesmo após essa pandemia, os agricultores criaram um novo canal para distribuir a produção. Dessa forma, poderão manter e aumentar a renda e produtividade”.

“A agricultura familiar desenvolvida em Pirapora é referência para nossa região. Mesmo sendo um município com pouca extensão rural, temos iniciativas que servem de exemplo quanto ao cultivo e distribuição de alimentos e produtos da agroindústria. É gratificante ver iniciativas assim, que além de promover a sustentabilidade dos produtores, proporciona alimento de qualidade para a população. Parabenizo as mulheres do Flores do Cerrado, bem como à SEFAM e EMATER por essa iniciativa inovadora”, comentou a prefeita Marcella Fonseca.

Acesse aqui o catálogo completo de produtos: https://www.pirapora.mg.gov.br/assets/upload/arquivos/downloads/catalogo-feira-da-agricultura-familiarpdf.pdf