Obra da nova captação de água de Pirapora entra na fase final

Publicado em: 1 de julho de 2020

Após um período de paralização, causada pela pandemia do COVID-19, a Prefeitura Municipal de Pirapora, o SAAE e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF se adequaram às exigências estabelecidas pelos órgãos da saúde e retomou as obras do novo Sistema de Captação de Água do município.

A nova captação, que terá um custo de quase R$ 3 milhões e tem previsão de ser finalizada no final de agosto, atenderá a população da parte alta da cidade – aproximadamente 36 mil pessoas – e o Distrito Industrial.

O valor investido foi pleiteando pelo SAAE junto ao Comitê, que subsidia a captação com os recursos provenientes da cobrança pelo uso da água na bacia do Rio São Francisco. O projeto executivo é de responsabilidade da Agência Peixe Vivo, também responsável pela administração dos recursos do CBHSF.

De acordo com o SAAE-Pirapora, que é responsável pela fiscalização da obra, neste momento os operários estão trabalhando na implementação da via de acesso aos equipamentos, já a parte elétrica e a tubulação foi praticamente finalizada. “É um sistema todo moderno. A estrutura das balsas, por exemplo, permitirá que a captação seja móvel, ocasionando a captação de água mesmo nos períodos de seca do rio. Estamos também fazendo a recomposição vegetal do local, junto com um pequeno projeto paisagístico, com várias árvores floridas, para dar um visual mais bonito”, disse o diretor-geral da autarquia, Esmeraldo Pereira.

A prefeita Marcella Fonseca acredita que a inauguração será em meados de setembro, de acordo com o cronograma. “Esperamos que a pandemia não atrase de novo as obras. Temos que agradecer o empenho do SAAE, nossa parceria importante com o Comitê do Rio São Francisco, enfim, foi uma união de forças, por isso essa grande obra virá realidade e com isso beneficiará diversas famílias, mais o Distrito Industrial”, observou Marcella.