Gestão da valorização dos servidores públicos

Publicado em: 26 de junho de 2020

A valorização dos servidores municipais tem se tornado uma marca registrada da gestão da prefeita Marcella Fonseca. Mesmo com tantas dificuldades financeiras enfrentadas desde quando assumiu a administração municipal, sem o repasse de recursos, o pagamento em dia do funcionalismo público sempre foi priorizado. Para consolidar o enobrecimento dos servidores, recentemente, a chefe do executivo oficializou mais um compromisso, ao conceder a progressão vertical para estes profissionais que servem a população de Pirapora.

Uma nova pauta em prol do funcionalismo público tem sido acolhida pela prefeita Marcella Fonseca. Ancorada pelo vereador Sinvaldo Pereira, a discussão sobre a liberação do auxílio de insalubridade para os profissionais da saúde da Prefeitura de Pirapora, teve um capítulo importante, nesta semana. Em seu gabinete, a chefe do executivo recebeu um grupo de servidores para reabrir a discussão e o estudo da viabilidade jurídica e financeira da anuência deste benefício.

“Assim como foi na concessão das progressões verticais, é preciso estudarmos e avaliarmos todos os caminhos legais, para a partir daí elaborarmos um planejamento financeiro minucioso, respeitando a nossa proposta de austeridade administrativa”. Esclareceu a prefeita e a sua equipe, para o grupo de profissionais presentes na reunião. Atenta aos pontos abordados pelos solicitantes do benefício, Marcella demonstrou interesse em dar seguimento a este processo, que vinha sendo ignorado em outras gestões.

Para o vereador Sinvaldo Pereira, como alguém que sempre teve a vida dedicada a área da saúde municipal, este pode ser um primeiro passo fundamental. “Ao proporcionarmos essa oportunidade de ouvir estes servidores, permitimos o diálogo e uma aproximação importante para um processo como esse, que requer um estudo detalhado e responsável. Parabéns para a prefeita por essa iniciativa que, mais uma vez, comprova o seu compromisso com o funcionalismo público”. Ressaltou o vereador.

Enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família no Bairro Nova Pirapora, o servidor Leandro Bandeira explica o que essa aproximação da administração municipal pode resultar. “Para o servidor público municipal da Saúde significa uma oportunidade de ter um direito constitucional reconhecido e formalizado. A importância da insalubridade para o servidor ultrapassa a vantagem financeira inicial, pois têm grande impacto na vida funcional e previdenciária do servidor. Após concretizar esse pleito, o servidor poderá, de forma justa e estabelecida na lei, pleitear o reconhecimento de aposentadoria especial por desempenho de atividade insalubre”. Projetou o funcionário público.

Dentre as ações sugeridas, nessa reunião proposta pela prefeita Marcella Fonseca, o departamento jurídico da Prefeitura de Pirapora já iniciou as análises e estudos necessários, para o seguimento das tratativas, conforme os trâmites legais e o impacto financeiro no orçamento do município, a curto, médio e longo prazo.