Após alguns entraves restauração do vapor Benjamim Guimarães vira realidade

Publicado em: 19 de junho de 2020

Um dos ícones do turismo de Pirapora, o vapor Benjamim Guimarães, já tem verba garantida para que seja feita a restauração da embarcação, que foi construída em 1913, sendo uma das últimas movidas a lenha no mundo.

O convênio para o aporte R$ 3,7 milhões foi assinado pelo Ministério do Turismo, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), em dezembro de 2019.

A luta pela verba que possibilitasse a restauração do vapor foi uma ação conjunta da prefeita Marcella Fonseca, com o vereador Beto Fulgêncio, que ao lado do deputado federal e presidente da Comissão de Turismo, Newton Cardoso Júnior (MDB), não mediram esforços para que essa reforma virasse realidade.

Com o advento da pandemia oriunda do COVID-19, os trâmites burocráticos para a restauração tiveram um atraso, mas com o recurso disponibilizado pela União, agora só falta as licitações das reformas terem início. O Iphan e Iepha-MG entendem que após essa etapa, o trabalho de reparo na embarcação dure cerca de 12 meses.

A prefeita salienta que o vapor Benjamim Guimarães é um dos símbolos do turismo em Pirapora. “Já disse e repito, o vapor tem valor inestimável para os piraporenses. É fundamental para nosso turismo, pois foi responsável por tornar o município conhecido no cenário nacional e internacional, isso nos motiva a lutar por essa restauração, mesmo diante de todas as adversidades, por isso é importante o trabalho do deputado e do vereador Beto”, disse Marcella.