UEC vira referência na microrregião e completa um mês de atendimento

Publicado em: 8 de junho de 2020

Com ações voltadas para o combate ao coronavírus em Pirapora, a Unidade de Enfrentamento (UEC) completa um mês com 122 atendimentos voltados, exclusivamente, para a Covid-19.

A Unidade é um dos frutos dos planos de ação que a prefeita Marcella Fonseca e a equipe da Secretaria de Saúde elaboraram para o combate a Covid-19 na região. Desde então, o local tem recebido diariamente pacientes de Pirapora, que apresentam sintomas gripais, como febre, tosse, coriza, dor de garganta ou com dificuldade de respirar.

Em sua primeira semana de funcionamento à população, a UEC fez 35 atendimentos, com três encaminhamentos para a Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire por apresentarem sinais de gravidade.

A Unidade de Pirapora atende casos suspeitos ou confirmados da Covid-19, que apresentem o quadro clínico de baixa e média complexidade com síndromes gripais, os casos de maior gravidade são encaminhados para a Fundação Hospitalar, que também possui local especifico para pacientes da Covid.

A estrutura de saúde de Pirapora foi extremamente elogiada por todos os municípios da microrregião. Na última sexta-feira, os representantes municipais estiveram em Pirapora para alinhar normativas em conjunto e aproveitaram para conhecer toda estrutura feita pela Prefeitura de Pirapora. “Sempre que procuramos pelo serviço de saúde de Pirapora, somos bem recebidos”, destacou Ronaldo Soares Campelo, secretário de Saúde da cidade de Ponto Chique.

A prefeita Marcella Fonseca exaltou o trabalho que as equipes em saúde vem desempenhando no combate ao vírus em Pirapora. “Toda estrutura para o enfrentamento ao Covid foi preparada, é um trabalho árduo que todos vêm enfrentando. Continuaremos na busca por melhores condições para o povo de Pirapora”, finalizou a prefeita.

O Comitê de Enfrentamento salienta que a primeira medida a ser adotada é ligar para a Central de Atendimento, 3740 6262, para receber todas as informações e tirar as dúvidas necessárias.

Entenda os procedimentos

O paciente que sentir algum sintoma gripal deve procurar a Unidade de Enfrentamento, localizada na rua Eudes de Lorena (antigo Saúde da Mulher, no fundo do Hospital São Sebastião), de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são para os demais casos e consultas de rotina. A Fundação Hospitalar está preparada para pacientes com síndromes moderados e graves. Os serviços de Urgência e Emergência continuam dentro da normalidade.

Para contato com a Unidade de Enfrentamento, ligue: (38) 988299365

Para a Central de Atendimento: (38) 3740 6262