COVID-19: reunião definiu novos protocolos e demandas para decreto microrregional

Publicado em: 30 de maio de 2020

Na tarde de ontem, sexta-feira (29/05), as cidades da microrregião de Pirapora (Buritizeiro, Várzea da Palma, Lassance, Ibiaí, Ponto Chique e Santa Fé de Minas), reuniram-se no Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 de Pirapora para tratar de medidas padronizadas com ações estratégicas para o combate ao Coronavírus na micro.

Todos os Comitês estavam presentes e definiram seguir os protocolos do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 de Pirapora, adequando características e pontos relevantes de cada município.

O procurador geral de Pirapora, Dr. Raul Ulysses ouviu todos os pedidos para incluir no novo decreto para aprovação de todos os prefeitos da micro na próxima semana. Dessa forma, os protocolos serão estudados e avaliados periodicamente de acordo com as notificações municipais.

Foi aprovado, por unanimidade, um Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus para a microrregião. Adriana Kátia, diretora da Gerência Regional de Saúde (GRS-MG) parabenizou a organização dos Comitês, aprovando a criação do Comitê microrregional. “Essa coordenação é muito importante para todos, é uma luta única. Isso só fortalece o trabalho que os municípios vêm realizando”, disse Adriana.

O secretário de Saúde de Ponto Chique e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Regional de Pirapora (COSEMS/MG), Ronaldo Campelo, salientou que a reunião foi de extrema importância para que os municípios estejam alinhados quanto ao fortalecimento do combate ao Coronavírus.

A secretária de Saúde de Pirapora, Maria Cândida Fiuza, agradeceu a presença de todos e disse que a equipe do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 de Pirapora, está à disposição com os estudos e ações feitas semanalmente.

Ao final da reunião, os representantes municipais conheceram a estrutura do Comitê de Enfrentamento, a Central de Atendimento e a Unidade de Enfrentamento ao Covid-19 de Pirapora.

Na garantia de exercer as melhores práticas para serem adotadas no combate à pandemia do Coronavírus, a prefeita Marcella Fonseca reforçou que não medirá esforços para frear o vírus em Pirapora. “Nossa estrutura está a cada dia melhor. Somos a única cidade com uma Central de Atendimento, exclusivamente, para o Coronavírus. A estrutura da Unidade de Enfrentamento é uma realidade com mais de seis atendimentos diários. E agora, mais ações serão adotadas em conjunto com os outros municípios”, concluiu a prefeita Marcella.