Prefeitura inova no combate ao abuso sexual infantil

Publicado em: 29 de maio de 2020

A campanha de prevenção e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes é uma importante ferramenta de sensibilização da população. Por isso, mesmo durante a pandemia da Covid-19, as ações de prevenção continuam, porém de forma online.

Assim, a Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria da Família e Políticas Sociais, inovou criando e produzindo vídeos educativos para serem compartilhados com toda a população, especialmente para o público infanto-juvenil.

“A iniciativa foi das equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). Essa estratégia foi adotada para propagar as informações, uma vez que as ações presenciais não podem ser realizadas nesse período de distanciamento social”, informa o Secretário Municipal da Família e Políticas Sociais, Luiz Antônio Pulcherio.

A Psicóloga do CREAS e articuladora municipal do SELO UNICEF, Janice Santana Silva, celebra o emprenho de toda equipe: “Esse é o quarto ano em que realizamos em Pirapora a Campanha 'Faça bonito: conte pra alguém’ com essa metodologia. Criamos a ‘Turma do Defenda-se’ a fim de orientar, de forma lúdica, as crianças sobre as formas de se protegerem e denunciarem qualquer ato de tentativa de abuso sexual ou de desrespeito a sua sexualidade. Esperamos que esses vídeos cheguem a toda a população e que esta ação possa fazer a diferença na vida de alguém."

Além dos servidores da SEFAM (CRAS, CREAS, NUCA) esta campanha contou com a parceria da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, CMDCA, Polícia Militar, Polícia Civil, Projeto Quebrando o Silêncio, Mini Trio do Leleu, Elaine Ramos e Pastor Joel Bispo.

A prefeita Marcella Fonseca reforça o convite à população: “A prefeitura de Pirapora está empenhada. Por isso, contamos com todos, para que essa campanha alcance muitas famílias e nossas crianças e adolescentes tenham seus direitos garantidos”.

Os vídeos podem ser acessados pela página oficial da Prefeitura de Pirapora: https://www.facebook.com/prefeiturapirapora.

Ou pela playlist: https://www.youtube.com/playlist?list=PLJrpUDMRwMRqboWvyyFTRX7iogaXEXFEQ