Momento histórico para a mobilidade urbana de Pirapora

Publicado em: 28 de maio de 2020

A Prefeitura de Pirapora, sob a gestão da prefeita Marcella Fonseca, continua investindo em mais infraestrutura e mobilidade urbana, com o trabalho de pavimentação asfáltica e a recuperação de vias. No início dessa semana, a equipe da Secretaria de Infraestrutura começou o trabalho de recapeamento da Avenida Pio XII, um dos principais polos comerciais da cidade.

Pavimentada há mais de 40 anos, esta avenida é um dos entroncamentos mais importantes da cidade, ligando uma das entradas do município aos bairros centrais. Por tudo isso, o tráfego de veículos de todos os portes é mais intenso e o tempo de vida útil do asfalto é menor. Ciente dessa realidade, a prefeita Marcella Fonseca junto ao secretário José Márcio Liguori optou pelo recapeamento desta via, que agregado ao processo de fresagem, oferece um serviço mais eficaz com um tempo de conservação maior.

“Nas últimas décadas, a avenida Pio XII passou por dois tratamentos com apenas a lama asfáltica, que dá uma sobrevida para pista de no máximo mais 10 anos de vida útil. Esse processo que estamos realizando é o mais indicado para darmos a melhor condição de mobilidade neste trecho tão importante. Serão mais 20 anos de vida útil. São os mesmos métodos e materiais utilizados para a conservação de rodovias”. Explicou o secretário de Infraestrutura.

No cronograma de recuperação das vias do munícipio, critérios como o tempo de pavimentação e a qualidade necessária na recuperação foram decisivos, conforme garante a prefeita Marcella Fonseca. “Nesta gestão, além de todas as dificuldades financeiras, impostas pela falta de repasses, nos deparamos também com as condições ruins das vias da cidade, muitas delas com mais de 30 anos de pavimentação e sem um trabalho eficiente de recuperação. No levantamento que fizemos nesses últimos anos, concluímos que 70% das ruas estão comprometidas, necessitando de recuperação. Definimos que dentro do orçamento destinado priorizaríamos por serviço de qualidade para proporcionar a satisfação da população”. Comentou a chefe do executivo.

Com a finalização deste trabalho na Avenida Pio XII, na próxima semana, outras dezenas de vias públicas serão contempladas com o projeto de recapeamento, totalizando a recuperação de quase 110 mil de metros quadrados, dentro dos próximos meses.