COVID-19: prefeitos falam em medidas padronizadas

Publicado em: 27 de maio de 2020

A Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê de Enfrentamento ao COVID-19 vêm a público, informar que as manifestações repassadas vias redes sociais a respeito de lockdown (protocolo de isolamento) não são verdadeiras, portanto, fake news.

A reunião de hoje (27/05), às 11h na AMMESF a convite do Conselho diretor composto pelos prefeitos dos municípios membros do Consorcio Intermunicipal de Saúde do Médio São Francisco (CISMESF), foi à necessidade de adotar medidas padronizadas, um alinhamento regionalizado. As cidades membros são Pirapora, Buritizeiro, Várzea da Palma, Lassance, Ibiaí, Ponto Chique e Santa Fé.

Na reunião foi debatido sobre a flexibilização exercida em Pirapora, porém, a prefeita Marcella Fonseca salientou sobre as medidas adotadas na cidade com base em informações e estudos feitos pelo Comitê de Enfrentamento ao COVID-19, que antes disso determinou as devidas medidas de prevenção por parte dos comércios e empresas locais. Entre as determinações, ficou estabelecido o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento social e demais padrões para o atendimento do público.

O prefeito Eduardo de Várzea da Palma explanou pelo alinhamento com o município de Pirapora e o prefeito de Buritizeiro sugeriu que seja adotado o mesmo mecanismo utilizado por Pirapora.

Portanto, em nenhum momento foi falado em protocolos de isolamento na reunião. Ficou definido que na próxima sexta-feira (29/05), os municípios da microrregião virão a Pirapora para escrever documento de decreto em conjunto com os estudos do Comitê de Enfrentamento ao COVID-19 de Pirapora para ser adotados por todos os municípios.

A Prefeitura de Pirapora continuará priorizando a Saúde Pública regional, não medindo esforços para a contenção dessa pandemia, que se tornou um problema global.

Veja a Ata de reunião na íntegra:

#fiqueemcasa
#nãoacrediteemfakenews