EM DEFESA DAS NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Publicado em: 20 de maio de 2020

O Maio Laranja é uma Campanha Nacional  de Combate ao Abuso e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes. Este ano o desafio é levar informações para as crianças e adolescentes, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. Por isso, as equipes da Proteção Social Básica e Especial do município, adaptaram a metodologia do Pojeto, "Faça Bonito: Conte pra alguém " na versão online realizaram campanhas preventivas obdecendo as normas de biossegurança da COVID19.

No dia 18, principal data da campanha, representantes de vários setores de atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, fizeram um debate em uma rádio local sobre o tema. Estiveram presentes: Jacyranna Siqueira, Assistente Social e Referência Técnica da Proteção Social Especial; Ana Paula Lima Ribeiro, Pedagoga e mobilizadora do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA); Ana Paula Lopes Barreto dos Santos, enfermeira e responsável técnica da Enfermagem da Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire; Thais Emanuelle Botelho Duarte, Conselheira Tutelar, Dra. Marina carvalho Pacheco Pimenta, Delegada da delegacia especial da mulher e de proteção da criança e adolescente; e Janice Santana Silva, Psicóloga do CREAS e articuladora municipal do SELO UNICEF.

“Fizemos também uma carreata pelas principais ruas e avenidas da cidade, reforçando a importância da informação para prevenção dos casos de abuso sexual. Pois, a prevenção é fundamental para preservar a vida e os direitos de nossas crianças e adolescentes. Agradecemos aos parceiros: CRAS, CREAS, NUCA, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, CMDCA, Polícia Militar, Polícia Civil, Projeto Quebrando o Silêncio e Mini Trio do Leleu”, afirmou Janice Santana Silva, Psicóloga do CREAS e articuladora municipal do SELO UNICEF.

“Durante o mês de maio, divulgaremos vídeos educativos para as crianças e famílias, por meio dos canais oficiais da prefeitura, para que nossa campanha continue, mesmo com o isolamento social. É essencial informar ao público infanto-juvenil  sobre suas partes íntimas para que saibam que o corpo é um espaço privado e precioso, que não pode ser violado”, esclarece a Coordenadora do CRAS Aparecida, Kelly Silva.

“Sabemos que os índices de violência e violação de direitos se tornam ainda mais preocupantes no contexto do isolamento social, principalmente porque os abusadores são pessoas próximas à vitima, na maioria dos casos. É importante que a população esteja atenta e denuncie, por meio dos canais de denúncia e órgãos de proteção, reafirmou o Secretário Municipal  da Família e Políticas Sociais, Luiz Antônio Pulcherio.

A prefeita Marcella Fonseca reafirma: “Nós da gestão municipal estamos investidos em promover os direitos de nossas crianças e adolescentes. Propagar informação é um dos pontos principais dessa campanha, que tem como lema ‘Defenda-se, conte pra alguém’. Participe conosco”.

PROCURE AJUDA NOS TELEFONES:

Polícia Militar 190

Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS): (38) 3740 6011

Conselho tutelar: (38) 3740-6044 / 99968-0492