Nota Oficial: paciente hemodiálise

Publicado em: 19 de maio de 2020

A Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora e o Comitê de Enfrentamento ao COVID-19 comunicam à população que o paciente, homem, 50 anos, testado positivo para o coronavírus, era portador de doença renal crônica grave, por isso, estava em tratamento de hemodiálise.

Alguns pacientes, funcionários e equipe médica que fizeram exames até o momento testaram negativo e continuam em monitoramento pelas equipes de saúde de Pirapora. Ainda serão realizados mais testes nos usuários e profissionais do serviço.

Segundo Nota da Prefeitura de Lassance, o outro paciente testado positivo é residente de Várzea da Palma, porém utiliza o transporte de Lassance para realizar hemodiálise em Pirapora.

Segundo o médico Nefrologista, José Newton Freitas, que atende os pacientes na Unidade de Terapia Renal Substitutiva (UTRS), há uma investigação a respeito dos casos, mas salienta que são casos distintos e os pacientes não tiveram contato durante o tratamento.

“Está praticamente descartado o contágio dentro da clínica. O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus está investigando o caso. Todos os procedimentos de segurança foram adotados na clínica, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde”, disse o médico.

De acordo com as investigações até o momento, o paciente de Várzea da Palma teve seus sintomas antes do paciente de Pirapora. Lembrando que a UTRS foi inspecionada pela Vigilância Sanitária Estadual em 27/04/2020 para verificar o cumprimento das ações estabelecidas no plano de contingência de forma a atender as orientações determinadas na Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020.

Ainda, segundo a nota de Lassance, todos os demais pacientes de hemodiálise e o motorista do veículo, testaram negativos e estão sendo monitorados e acompanhados pelas equipes de saúde da cidade.