COVID-19: prefeitura de Pirapora cria sistema de telemedicina

Publicado em: 18 de maio de 2020

Uma das ações promovidas pela Prefeitura de Pirapora em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê de Enfrentamento à COVID-19 foi a criação da Central de Atendimento à COVID-19 em Pirapora.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizou o uso da telemedicina durante a pandemia. A medida de caráter excepcional acontece em Pirapora com os médicos afastados por serem do grupo de risco, que da mesma forma vem desempenhando um trabalho necessário para a ocasião.

Nesse sentido, o paciente com sintomas gripais entrará em contato com a Central de Atendimento, passará por uma triagem pela equipe de saúde, já capacitada para um acolhimento adequado.

Os protocolos da telemedicina serão por orientação, monitoramento ou interconsulta, que segue:

• Teleorientação: onde profissionais realizam à distância a orientação e o encaminhamento de pacientes;
  • Telemonitoramento: monitoramento ou vigência à distância de parâmetros de saúde e/ou doença;
  • Teleinterconsulta: troca de informações e opiniões entre médicos, para auxílio diagnóstico ou terapêutico.

Além da telemedicina, a Central de Atendimento poderá encaminhar o paciente para a Unidade de Enfrentamento a COVID-19 ou para a Fundação Hospitalar, dependendo dos sintomas e condições clínicas apresentadas.

Após avaliação, o paciente notificado permanecerá em acompanhamento da sua condição de saúde por monitoramento realizado pelas equipes da Atenção Primária à Saúde até melhora da condição de saúde, conforme determinação do Ministério da Saúde.

A prefeita de Pirapora, Marcella Fonseca, salientou que é mais uma ação em conjunto com a Secretaria de Saúde e o Comitê de Enfrentamento no combate ao coronavírus. “Precisamos frear esse vírus e esse atendimento amplia mais ainda nosso sistema de saúde. Faremos o que for preciso para o bem de nossa população”, disse a prefeita.

Ligue, tire suas dúvidas ou denuncie: 3740 6262