Covid-19: Pirapora recebe testes rápidos para equipes de linha de frente

Publicado em: 5 de maio de 2020

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Comitê de Enfrentamento ao COVID-19 começou hoje, 05/05, a realização de testes rápidos da COVID-19 para as equipes de saúde e em agentes de segurança pública.

Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, biomédicos, bombeiros, policiais, guardas civis entre outros profissionais que estão trabalhando no combate a pandemia e apresentarem síndrome gripal deverão passar pela testagem, após o sétimo dia dos primeiros sintomas. Hoje, três testes foram feitos com resultados negativos.

Essa orientação veio do Ministério da Saúde, que enviou inicialmente 120 unidades para Pirapora. A organização da distribuição é da Secretaria Estadual de Saúde de MG. O Comitê de Enfrentamento de Pirapora vem trabalhando de imediato com os casos suspeitos já notificados.

Segundo a secretária de Saúde, Maria Cândida Fiuza, “todos os protocolos estão sendo adotados. O profissional afastado que testar positivo para coronavírus será mantido em isolamento. Caso o teste tenha dado negativo, o profissional retorna às atividades, seguindo os protocolos de segurança”, esclareceu a secretária.

Os Testes adquiridos pela Prefeitura de Pirapora ainda não chegaram e serão usados para os casos graves, prioritários e que necessitam de confirmação diagnóstica.

Sobre a testagem

O teste rápido apresenta resultado em cerca de 20 minutos. Para a análise, basta uma amostra do sangue capilar ou venoso e soro/plasma. Essas medidas ajudam no trabalho daqueles que se expõem todos os dias no combate a COVID-19.

Caso alguma pessoa apresente reagente positivo para a doença, ela passará por um exame mais detalhado.