SAAE-Pirapora iniciou a segunda etapa da instalação da rede de esgoto da Benjamim Constant

Publicado em: 4 de maio de 2020

Equipes do SAAE-Pirapora estão direcionadas para a instalação da segunda etapa da rede de distribuição de água e coleta de esgoto da avenida Benjamim Constant. Na primeira parte, foram instalados 1.300 metros de rede de esgoto, agora, serão colocados 1.000 metros, totalizando 2.300 metros. A medida vai beneficiar 30% da localidade, principalmente os bairros Santos Dumont e parte do Santo Antônio, isso significa, que cerca de 500 famílias serão beneficiadas com o sistema de coleta.

Segundo o gerente operacional da autarquia, Genésio Veloso, além da construção das redes, algumas instalações antigas estão sendo refeitas, como é o caso da rede de abastecimento de água. “Iniciamos a obra fazendo o rebaixamento das redes de água e esgoto onde houve necessidade e construindo outras novas redes”, explicou Genésio.

O gerente observou ainda que o SAAE está deixando pronto as redes coletoras de esgoto, em todas as residências”. Estamos seguindo todas as normas exigidas para a instalação, como é o caso da substituição das redes de amianto e dos diâmetros menores que 2 polegadas. Todo esse esgoto será destinado para a elevatória do Residencial Alphavile, e em seguida bombeado para a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE”, disse Genésio.

Para o eletricista, Geraldo Luiz Pereira da Cruz, que já mora no bairro Santo Antônio há 42 anos, essa é uma obra aguardada com muita ansiedade por parte da população. “Eu já fiquei feliz em saber que a avenida seria concluída, com a instalação dessas redes então, nossa! Traz um alívio pelo fato de saber que não vamos precisar de fossa séptica, e nem gastar dinheiro com elas, afinal, para limpar é preciso pagar, e agora o esgoto tem destino certo. Fora que a rede de esgoto e o saneamento básico são essenciais para a saúde”, comentou Geraldo.

A aposentada, Fátima Gonçalves Araújo, diz estar ansiosa para ver a avenida pronta. “Gente, vocês não tem noção do que é a concretização dessa obra aqui para nós. Nesse momento em que não vamos ter mais poeira e agora teremos a rede de esgoto disponível em nossa porta. Meu Deus! É muita alegria. E aqui na minha casa, são duas, uma minha e a do meu irmão, pensa no alívio. É muito bom, só temos a agradecer”, falou Fátima, que já mora no bairro Santos Dumont há mais de 40 anos.

O diretor geral do SAAE, Esmeraldo Pereira, conta que é importante investir no saneamento básico e trazer qualidade de vida para a população. “Já estamos na última etapa, que é a de conclusão da obra, nessa parte está sendo construída 1 quilômetro de rede, beneficiando grande parte do bairro Santos Dumont, e parte do Santo Antônio”.

O diretor lembrou que praticamente existia um esgoto a céu aberto em um trecho da avenida. “Esse problema é antigo, especificamente no fundo do Colégio Santíssimo Sacramento e próximo a Delegacia da Polícia Civil, porém com essa obra, as redes serão ligadas e coletadas para a elevatória do Residencial Alphaville, melhorando a condição de vida da população e ajudando no que diz respeito a saúde pública, um grande avanço na questão do saneamento em nosso município”, concluiu Esmeraldo.