Fundação oferece estrutura específica para pacientes com suspeita de Covid-19

Publicado em: 30 de abril de 2020

A Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire, através do apoio da Prefeitura de Pirapora e de recursos angariados via parceiros e entidades, tem disponibilizado para toda a população de Pirapora e região, nas últimas semanas, uma estrutura específica para os pacientes com suspeita de Coronavírus (Covid-19).

Com profissionais devidamente capacitados e processos definidos, de acordo com os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde e Conselho Federal de Medicina, a estrutura, disponível no prédio do Centro Médico de Especialidades de Pirapora (CMEP), foi completamente adaptada para recepcionar e prestar a assistência necessária para as pessoas, desde as que apresentarem síndromes gripais até os casos graves de insuficiência respiratória aguda.

Segundo a Dr. Marília Baeta, médica e uma das responsáveis do Comitê Técnico da Fundação, todos os profissionais estão preparados para prestar o atendimento adequado com segurança. “Respaldados pela Vigilância em Saúde e demais órgãos reguladores, estabelecemos todos os parâmetros prioritários, em relação aos EPI´s, limpeza, triagem, equipamentos e o processo específico para o atendimento dos pacientes com suspeita de Covid. Temos uma capacidade de cinco leitos equipados para os casos graves de insuficiência respiratória grave, além do consultório e outras salas preparadas para as situações menos agravadas. Com toda essa capacidade, oferecemos segurança para todos os profissionais do hospital e também para os demais pacientes, já que temos esse processo isolado do Pronto Socorro e demais setores”. Explicou a médica, também autoridade sanitária da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Desde o início da pandemia e com o acompanhamento, estudos e projeções feitas pela Secretaria Municipal de Saúde e Gerência Regional de Saúde (GRS), em relação a uma possível evolução no número de contaminação na região, a Fundação tem trabalho para aprimorar a sua estrutura, para um cenário de agravamento nos índices do vírus. “Temos nos desdobrado para buscar recursos e parcerias. A Prefeitura de Pirapora, as empresas e indústrias da cidade e muitos outros parceiros têm sido fundamentais nessa missão de proporcionar tranquilidade e segurança para os nossos profissionais e o atendimento ideal para toda a população, neste momento desafiador para a Saúde Pública”. Declarou o presidente da instituição, Luís Gustavo Massa.