Ações em Pirapora são intensificadas contra o Coronavírus

Publicado em: 1 de abril de 2020

Conforme o Decreto nº 117 de 2020, expedido pela Prefeitura Municipal de Pirapora, o qual estabeleceu a suspensão temporária dos alvarás de funcionamento do comércio, para evitar a aglomeração de pessoas e oficializou a criação do Sistema de Comando de Operações (SCO), dentre outras medidas de prevenção contra a pandemia do Coronavírus (COVID-19), a vigilância no município tem sido diariamente intensificada e cumprida pelos órgãos públicos envolvidos.

Desde a semana passada, além das barreiras sanitárias, nos pontos de saída e entrada da cidade, campanhas educativas e as fiscalizações em estabelecimentos comerciais da cidade, as instituições de saúde e segurança pública têm cumprido os seus papéis, conforme determinado no planejamento do SCO.

Com reuniões periódicas, o SCO tem acompanhado as atividades propostas e feito os alinhamentos necessários com todos os seguimentos da sociedade civil piraporense. Empresários, comerciantes, gerentes de agências bancárias, associações representativas de classes e demais atores sociais já foram envolvidos para o entendimento e contribuição nas ações que estão sendo implementadas para o enfrentamento do COVID-19.

Paralelo a isso, o SCO tem buscado também soluções e parcerias para arrecadar insumos e materiais, junto às empresas da região, visando a estruturação do Hospital Campanha que está sendo preparado e a amenização dos impactos gerados pela pandemia.
As medidas adotadas e as ações propostas estão sendo compartilhadas também com os municípios vizinhos, o que pode resultar numa maior abrangência na prevenção e contingenciamento do contágio da doença na região.

Todos na guerra contra o COVID-19

Criado com a finalidade de deliberar sobre a adoção de medidas de preservação da paz, da ordem e da saúde pública, em momentos de crise, o Comitê do Sistema de Comando de Operações é composto pela Prefeitura de Pirapora, Gerência Regional de Saúde, Vigilância em Saúde, Polícia Militar, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Marinha, Polícia Civil, Aciapi, CDL e lideranças religiosas.

Momento de solidariedade

Os interessados em doar materiais, deverão entregar no 55º Batalhão da Polícia Militar, situado na Av. Jefferson Gitirana, n. 1389, bairro Cícero Passos, em Pirapora. Materiais de uso hospitalar (máscaras, luvas e álcool gel 70º e EPI´s), alimentos e cestas básicas estão sendo angariados em prol do Hospital Campanha e de famílias carentes de Pirapora.