Campanha de vacinação contra a Gripe

Publicado em: 31 de março de 2020

A Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria de Saúde informa que a Campanha de Vacinação Nacional Contra a Gripe ou Influenza (H1N1), que neste ano foi antecipada pelo Ministério da Saúde, continua a imunizar nesta primeira etapa, os idosos e os trabalhadores da área da saúde.

Porém, a Secretaria de Saúde está ciente que alguns usuários tiveram problemas na hora de agendar a vacina por telefone. O suporte técnico da prefeitura já está avaliando para saber o que está causando este transtorno. Salientamos entretanto, que ao efetivar a ligação é preciso aguardar na linha, para completar o atendimento.

Sobre a falta de vacina em algumas unidades informamos que devido a antecipação da campanha, o laboratório que produz está com dificuldades de atender a demanda, por isso, a campanha está sendo feita através de agendamento.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou em nota que a distribuição das doses utilizadas na companha é de responsabilidade do Ministério da Saúde. O papel da secretaria é receber as vacinas e repassar para as 28 Regionais de Saúde do Estado, que, por sua vez, fazem o encaminhamento para cada município sob sua jurisdição.

De acordo com as informações do Ministério da Saúde, o quantitativo de doses necessárias para atender as pessoas incluídas nos grupos prioritários serão disponibilizadas gradativamente, de modo que não haverá falta de vacinas.

Lembrando que essa primeira fase a vacinação vai até 15 de abril, neste período as Unidades de Saúde funcionarão de 07h às 11:00 e de 13h às 17:00. No dia agendado para a aplicação o idoso deverá comparecer a unidade de saúde e apresentar documento pessoal e o cartão vacinal.