Força Tarefa contra o Coronavírus em Pirapora

Publicado em: 23 de março de 2020

A Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria Saúde (SESAU) e demais órgãos públicos relacionados, segue traçando estratégias, planejando e executando ações e adotando medidas preventivas no combate à disseminação da pandemia do Coronavírus (COVID-19), no município.

Na tarde da última quinta-feira (19/03), em uma reunião realizada no 55ª Batalhão da Polícia Militar de Pirapora, uma proposta de Força Tarefa foi estabelecida, para maior controle de um possível agravamento da doença na cidade. Participaram da reunião a secretária de Saúde, Cândida Fiuza, e os representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, Marinha e Polícia Civil.

No encontro, foram pautados e debatidos os pontos pertinentes sobre a atual situação da pandemia na região e projetado um Plano de Ações que envolve a atuação de todos estes órgãos na aplicação, em prol de mais segurança para a Saúde Pública e população de Pirapora, no combate a este problema mundial.

Responsabilidade de todos

Dentro do segmento de atuação de cada órgão, foram definidas ações, sincronizadas com o objetivo central e a capacidade estrutural de cada instituição. Além do desenvolvimento de medidas junto à população, a principal contribuição desta Força Tarefa será na disponibilização de um "Hospital de Campanha" para auxiliar na triagem dos pacientes que apresentarem sintomas suspeitos, evitando assim, o sobrecarregamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Fundação Hospitalar Magalhães Freire.

Desde sexta-feira (20), seguindo o Plano de Ação parametrizado, estão sendo executadas campanhas educativas em vários pontos da cidade, com a entrega de panfletos e a prestação de informações e orientações sobre a necessidade do isolamento social e os cuidados que devem ser respeitados. Membros do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 da SESAU, em conjunto com a Vigilância em Saúde, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Marinha e Polícia Rodoviária seguem nas ruas da cidade, visitando estabelecimentos comerciais e até residências para conscientizar toda a sociedade.

A partir desta segunda-feira (23) estas ações serão intensificadas e novas frentes serão agregadas, como a Campanha de Vacinação contra a gripe. A SESAU está elaborando o melhor planejamento e informará a população nas próximas horas.

Assim como em toda a gestão da prefeita Marcella Fonseca, a Secretaria de Saúde tem recebido uma atenção especial, essencialmente, neste momento, conforme explica a secretária Cândida Fiuza. "Todos os esforços estão sendo agregados para este grande desafio, que se tornou um problema para a Saúde Pública no país. A população precisa entender o quão ela é fundamental neste momento, se atentando para as orientações e seguindo o que está sendo determinado pelos nossos decretos municipais, que são fundamentados no Ministério da Saúde e na nossa realidade. A luta contra o Coronavírus é uma questão de cidadania, já que é responsabilidade de todos. Cada um, com sua parcela de contribuição".