RESGATE DOS DIREITOS

Publicado em: 12 de março de 2020

Na última segunda-feira (09/02), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) recebeu um procurador municipal para fortalecer o atendimento às famílias. É um marco para o equipamento socioassistencial, que trabalha com o resgate dos direitos violados. A equipe recebeu calorosamente o doutor Emerson Marcelo Gonçalves Caires.

O secretário da Família e Políticas Sociais, Luiz Antonio Pulcherio, comemora essa conquista: “Os equipamentos socioassistenciais são composto por equipes multidisciplinares (assistente social, psicólogo, advogado, auxiliar administrativo, dentre outros). Por isso, a atuação do doutor Emerson Caires será essencial para avançar ainda mais no acolhimento aos cidadãos. É mais uma forma de cuidar da nossa gente”.

“O advogado atendendo no CREAS vai colaborar com os técnicos nos estudos de caso e acompanhar as famílias através do Plano de Acompanhamento Familiar. Mesmo que ele não tenha o papel de defender a causas dos usuários, suas orientações contribuem imensamente com os cidadãos atendidos pelo equipamento”, ressalta a Técnica de Referência da Proteção Especial da SEFAM, Jacyranna Siqueira.

MAIS SETORES BENEFICIADOS

Além do CREAS, o Centro de Referência da Mulher também será beneficiado com o trabalho do doutor Emerson, pois o advogado está designado para atender as mulheres acolhidas pelo CREMP todas as quartas-feiras. “O papel deste profissional é essencial no resgate de direitos e na garantia da cidadania dos usuários. Ter novamente um advogado no CREMP é uma conquista marcante”, comentou Cristiane Peixoto Ramos, técnica do Centro de Referencia da Mulher.

A gestão da SEFAM também foi beneficiada com outro profissional da procuradoria municipal. O doutor Edson de Souza Rodrigues atuará para reforçar principalmente a revisão de processos e contratos. Assim, todos os setores serão beneficiados com o serviço.

Os dois profissionais designados à SEFAM são servidores concursados da procuradoria municipal e foram remanejados pela gestão da prefeitura para contribuir no andamento das políticas sociais no município.