JUNTAS TRANSFORMANDO VIDAS

Publicado em: 9 de março de 2020

No último sábado (07/02) a Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria Municipal de Família e Políticas Sociais, o Centro de Referência da Mulher e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realizou o “Ação Mulher”. O evento (que atendeu toda região do Bairro São Geraldo) tratou da emancipação das mulheres e a busca pelos direitos igualitários. Além disso, foram oferecidas oficinas dos mais variados temas no intuito de fortalecer a auto-estima e solidariedade entre as piraporenses.

“A violência contra mulher precisa ser combatida. Através do CREMP e do CMDM conheci diversas ações que trabalham estratégias para emancipação da mulher. E nossa gestão pretende avançar ainda mais nessa estratégia”, afirmou o secretário Municipal de Família e Políticas Sociais, Luiz Antônio Pulcherio.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Kenia Barros, ressalta os resultados colhidos por meio do fortalecimento da rede de proteção à mulher: “Cada parceiro que se soma a essa luta está transformando a vida de alguma piraporense. Trazer eventos como este e vários outros que realizamos significa afastar tantas mulheres da dependência emocional, psicológica ou financeira. Para elas, levamos libertação”.

Sabendo dos desafios para efetivar as políticas públicas de igualdade de direitos para as mulheres, as equipes da SEFAM, CREMP, CMDM e parceiros, trabalham durante todo o ano. Mas, o mês de março tem o poder de chamar atenção para essa causa, como comentou Fabiane Pinheiro, da EMATER: “Representar todas as instituições e grupos que abraçam essa causa é uma responsabilidade ímpar. Pois, nós sabemos o quanto cada conquista é gigante. Cada vida acolhida conta muito”.

A Prefeita Marcella Fonseca reafirma sua satisfação com o trabalho das equipes: “É notável o apoio efetivo que essa rede oferece a cada mulher. Por meio das campanhas e atividades, elas ganham força e são capazes de decidir os rumos da sua vida, sem ter que se submeter a um relacionamento abusivo. É gratificante poder cuidar da mulher piraporense”.

AGRADECIMENTOS

As mulheres presentes puderam participar de uma vasta programação durante o evento: palestra “Dependência Medicamentosa”; Reiki; Oficina de Artesanato com o projeto Flores do Cerrado; Sala da Beleza; Terapia Comunitária Integrativa; Roda de conversa: Inteligência Emocional; Roda de conversa: Como passar pelo climatério com qualidade de vida; Sala da saúde; Reflexologia Integrativa, Movimento do Graal no Brasil; Como fazer uma horta suspensa (EMATER); Atendimento jurídico e orientações para prevenção e combate da violência, com equipes da Delegacia da Mulher e Comissão OAB Mulher; Oficina de dança, do Estúdio Ballet e Cia; Oficina "Método Hipopressivo de Reprogramação Postural com Fernanda Lana; Oficina sobre sexualidade e IST'S com o Centro de Testagem e Aconselhamento.

Além disso, todas as participantes foram agraciadas com doação de roupas distribuídas pelo CREMP e CMDM, show com a cantora e professora Kenia Freedom e um coffee break. A organização do evento agradece imensamente aos parceiros: Conselho Municipal de Segurança Pública; EMATER; Direção da Escola Municipal Geny Hatem; Estúdio Ballet & Cia; Fernanda Lana; Geralda Andrade Silva; Kenia Freedom; Lions Clube de Pirapora; terapeutas Maria Helena; Mary Kay; Movimento Do Graal No Brasil; Natura; Ordem Dos Advogados Do Brasil – Subseção Pirapora; Paróquias Do Município; Polícia Civil; Polícia Militar; Projeto Flores Do Cerrado; Saae e Secretaria Municipal De Saúde.