Pirapora fica em alerta após barragem em Três Marias abrir vertedouro

Publicado em: 2 de março de 2020

A Prefeitura de Pirapora, através da Defesa Civil Municipal, visitou e inspecionou neste fim de semana as ilhas da Pimenta, Marambaia e do Coqueiro, localizadas em nosso município.

A ação ocorreu após a CEMIG divulgar a abertura parcial das comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias, que acorreu na última sexta-feira, 28. A empresa emitiu uma nota à imprensa, na qual afirma que o reservatório criou uma poupança suficiente para ser utilizada ao longo da estação seca, partindo de 56,97% em 01 de janeiro, para o nível atual, de cerca de 88%.

Segundo a CEMIG, a vazão será de 1.500 m³/s, mais o volume de água que os afluentes a jusante da barragem jogarem no Rio São Francisco, especificamente os das bacias do rio de Janeiro, rio Abaeté e outros rios de menor porte. O que pode aumentar, consideravelmente, a partir de chuvas intensas nessas bacias.

De acordo com a Defesa Civil, a visita constatou que apesar do rio ter subido de forma considerável, ainda está dentro do aceitável. O órgão fez algumas observações e recomendações para os ribeirinhos, principalmente para os moradores da Ilha da Pimenta. A ordem é ficar em alerta com qualquer mudança drástica do rio, além de tomar medias e precauções para proteger móveis e pertences pessoais.