FORMAÇÃO PARA VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SUAS

Publicado em: 10 de dezembro de 2019

No mês de novembro a Secretaria da Família e políticas sociais de Pirapora (SEFAM) iniciou uma série de encontros de formação para os servidores. O objetivo das atividades é trazer para os servidores municipais que atuam nos equipamentos socioassistenciais a oportunidade de ampliar o conhecimento.

“Sempre reforço a importância de que nós, servidores públicos, precisamos atender cada vez melhor os usuários. Trazer as capacitações até o município é uma forma mais eficaz de garantir (por um custo mais acessível) a formação do maior número de servidores. Assim a informação chega para todos. Isso contribuiu diretamente na melhoria do nosso atendimento. Assim, podemos cuidar melhor do nosso povo”, enfatizou o secretário da família e políticas sociais, Luiz Antonio Pulcherio.

O técnico da vigilância socioassistencial, Juneo Carlos de Carvalho Boas, reforça o intuito da formação: “Os encontros realizados até agora iniciam a construção de um projeto de  educação permanente para os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município. Pretendemos atuar dentro de uma perspectiva multidisciplinar que traga para nossos servidores o intercâmbio de experiências, que vai fortalecer ainda mais o trabalho da rede em Pirapora”.

“Construir um programa de educação continuada na SEFAM é uma forma de contribuir para o exercício profissional mais apurado na condução de situações que atendemos no município. Fico muito feliz em ver esta gestão acolhendo o nosso servidor com ações educativas. Assim podemos cumprir nossa missão que é cuidar da nossa gente”, comentou a prefeita Marcella Fonseca.

TEMÁTICAS IMPORTANTES

Todas as atividades foram conduzidas por profissionais qualificados da própria rede municipal e outros que são referências de boas práticas do serviço social no Norte de Minas.

PORTUÁRIO ELETRÔNICO E ACESSUAS TRABALHO: foi ministrado pela vigilância sócio assistencial do município. Trabalhou com os técnicos e coordenadores dos equipamentos socioassistenciais as funcionalidades do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o desenvolvimento de ações integradas e articuladas para promoção do Programa Nacional Acessuas Trabalho.

PRÁTICAS PARA DESENVOLVER O PAIF E O PAEFI: Ministrado por referencias técnicas da (AMANS), abordando formas de aprimorar o atendimento de contingências sociais de famílias e indivíduos.

RELAÇÕES CUIDADORES E ACOLHIDOS: ministrado pelas profissionais Sara Lemos Athayde e Fabiola Francielle de Jesus para os técnicos e cuidadores Casa de Proteção Doutor Carlos Roberto Martins Tavares. O encontro abordou as dificuldades e possibilidades de atuação da equipe técnica em unidade de acolhimento.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM COMPRAS E LICITAÇÕES: o encontro foi programado pela Secretaria Municipal de Planejamento e conduzido pelos servidores técnicos nos setores de Compras e Contratos, Contabilidade, Licitações, Tesouraria e Controle Interno. Abordou a importância do planejamento e execução dos processos relativos aos instrumentos de compras e contratos.

INSTRUMENTALIDADE DO ESTUDO SOCIAL: neste encontro, a professora Ângela Maria Dias Nunes e Oliveira trabalhou com os profissionais de nível superior formas de aprimorar a construção de relatórios, laudos e pareceres técnicos resultantes do atendimento à população.