Ação da Prefeitura de Pirapora realiza 700 exames gratuitos de próstata

Publicado em: 6 de dezembro de 2019

A Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria de Saúde realizou na tarde de ontem e na manhã desta sexta-feira, (05 e 06/12), 700 exames de próstata motivada pelo Novembro Azul, no Centro de Promoção em Saúde, em frente a Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire.

Os exames aconteceram de forma gratuita e foi aclamada por todos os homens presentes. “Gostaria de agradecer a secretária de Saúde e a Prefeita por proporcionar isso para os homens de Pirapora, realmente é muito valioso ter essa oportunidade”, disse um senhor de 47 anos.

A secretária de Saúde, Maria Cândida Fiuza, comentou sobre a mobilização dos homens e a preocupação que eles têm com a saúde. “Nunca vi tantos homens juntos (risos), e eles estavam realmente felizes por essa ação. Agradeceram a prefeita Marcella e aproveitaram o momento para realizar exames de HIV e Sífilis”, comentou a secretária.

A ação do movimento “Dia Azul” foi realizada pela primeira vez na história de Pirapora e de grande aceitação pelo público masculino. “É muito bom promover algo inovador em nossa cidade e ter essa aceitação pelos homens. Espero que todos estejam “vendendo” saúde. Estou muito feliz com o resultado. Parabéns a todos os envolvidos!”, concluiu a prefeita Marcella.

O Antígeno Prostático Específico, conhecido como exame de PSA (sigla em inglês de Prostate-Specific Antigens), analisado através de exame de sangue, sendo um dos primeiros solicitados pelo médico.

O câncer de próstata em estágio inicial não apresenta sintomas, por isso é necessário consultar um urologista para a prevenção periódica.

Os exames, gratuitos, tiveram a parceria com o Hospital de Montes Claros, Dilson Godinho, que fará a análise do resultado, com atuação significativa da Atenção Primária na captação dos homens, do setor Oncológico da Secretaria de Saúde e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Todo o procedimento não teve nenhum impacto financeiro para o município.