NUCA representa Minas Gerais em celebração do UNICEF

Publicado em: 2 de dezembro de 2019

A Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC) transformou a vida de meninas e meninos em todo o mundo. Durante a comemoração dos 30 anos da CDC, dois integrantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Pirapora (NUCA) participaram do encontro em Brasília/DF, representando o estado de MG.  Pirapora foi selecionada entre os 111 municípios de MG que possuem NUCA ativo.

O representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer, explica que o esta convenção “transformou crianças e adolescentes, oficialmente, como sujeitos de direitos. Assim, eles deixaram de ser considerados objetos de caridade, propriedades dos pais, ou "menores" em situação irregular”.

Os adolescentes piraporenses, Maria Laura Coimbra e Andre Luiz Clemente, participaram dos eventos que celebraram as três décadas de atuação da Convenção. Eles foram acompanhados pela coordenadora do NUCA de Pirapora, Ana Paula Ribeiro. A servidora ressalta: “Precisamos manter o compromisso com os direitos da criança e do adolescente. No evento, foi apresentado relatórios do que melhorou e as necessidades que o País ainda precisa aprimorar”.

Durante as diversas atividades, os representantes de Pirapora, construíram (junto com adolescentes de todo pais) reflexões e debates acerca do trabalho pela garantia de direitos de crianças e adolescentes, partilharam experiências e acessaram muitos conhecimentos. Andre e Maria Laura agradeceram a oportunidade proporcionada pela prefeita Marcella de honrar o convite feito pela rede do UNICEF e ressaltaram a satisfação de participar de um evento como este.

Os adolescentes participantes construíram, ao final do encontro, uma carta manifesto solicitando intensificar o trabalho de promoção da igualdade e respeito à diversidade.

PREFEITA AMIGA DA CRIANÇA

O secretário municipal de Família e Políticas sociais, Luis Antonio Pulcherio, ressalta a importância da presença de Pirapora num evento desse porte: “Ver que nosso NUCA se destacou entre tantas cidades do estado, é saber que estamos no caminho certo. Não só cumprindo as ações do selo UNICEF, mas também fazendo a diferença real na vida de nossas crianças e adolescentes”.

“O compromisso com o programa Selo UNICEF e com o programa Prefeita Amiga da Criança (promovido pela Fundação Abrinq) são prioridades para nossa gestão. Além do reconhecimento para a gestão, cada requisito que cumprimos representa um ganho muito maior para Pirapora, é um atestado de que nossas políticas públicas têm efeito na vida da nossa população”, enfatizou a prefeita Marcella.