Obra de captação do SAAE recebe visita técnica do CBHSF

Publicado em: 25 de novembro de 2019
Publicado por: Migração do Site

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, através da Agência Peixe Vivo, esteve em Pirapora no dia 18 de novembro, para vistoriar as obras do novo Sistema de Captação de Água do SAAE. A estação, que terá um custo total de R$ 2,6 milhões, atenderá a população da parte alta da cidade e as empresas instaladas no Distrito Industrial.

A obra é subsidiada pelo CBHSF com os recursos provenientes da cobrança pelo uso da água na bacia do Rio São Francisco. E o projeto executivo é de responsabilidade da Agência Peixe Vivo, que também administra os recursos do Comitê.

Segundo o diretor geral do SAAE-Pirapora, Esmeraldo Pereira, a montante da nova captação existe uma outra, que está obsoleta e depreciada, portanto, não atende à demanda de abastecimento da região, que é de aproximadamente 36 mil pessoas. “A necessidade de substituir essa captação atual é urgente. Então, esse novo sistema obtido com apoio total do Comitê será importante não somente para o abastecimento da população, mas também para o desenvolvimento da cidade”, observou Esmeraldo.

A coordenadora técnica da Agência Peixe Vivo, Flávia Mendes, também reconheceu a importância da obra para o município.  “O SAAE que demandou este projeto junto ao Comitê, possui duas captações de água nas margens do São Francisco, porém, uma está operando de forma ineficiente, por diversos fatores. Por isso, a substituição é tão necessária, pois o ponto do Distrito Industrial é responsável pelo abastecimento de 60% da população”, ressaltou Flávia.

De acordo com a coordenadora a visita técnica serve para verificar se tudo está em conformidade com as especificações que foram exigidas no contrato. Dessa forma é possível atestar tanto o serviço, como a qualidade do material utilizado na obra. “Uma das nossas atribuições é acompanhar mensalmente a execução da obra. Na atual etapa observamos o início das escavações, para colocar as estruturas hidráulicas, também começou o serviço da parte elétrica e grande parte das tubulações já estão no canteiro de obras”, disse.

O engenharia do SAAE, Janeir Barbosa, disse que a obra segue dentro do cronograma sem nenhum contratempo. “A obra segue dentre do previsto, ou seja, todas etapas estão dentro do prazo, mas com o período de chuva se aproximado pode haver algumas mudanças do cronograma, porém nada que possa atrapalhar o andamento do serviço. Neste momento estamos na etapa de montagem de tubulação”, explicou o funcionário da autarquia.

O diretor do SAAE finalizou agradecendo às equipes do CBHSF e da Agência Peixe Vivo, pelo empenho durante a fase do projeto e agora pela condução e monitoramento das obras. “É uma obra totalmente custeada pelo Comitê, que entendeu nossas necessidades. A participação do SAAE ficou na elaboração do projeto e na fiscalização dessa obra, que será uma legado para os próximos 100 anos”, falou Esmeraldo.