Parceria entre SAAE-Pirapora e moradores resulta na construção de uma rede de esgoto

Publicado em: 22 de novembro de 2019

O diretor geral do SAAE Esmeraldo Pereira, recebeu na autarquia moradores do bairro Bom Jesus, que residem especificamente na Rua Padre Paulo Vicente. O assunto em pauta era a possibilidade de uma parceria para a construção de uma rede coletora de esgoto. A instituição entraria com a mão de obra e maquinário pesado e os residentes com os materiais.

A frente dessa iniciativa estava o empresário e morador André Andrade. Segundo ele, era necessário a construção da rede coletora, já que a preocupação é a saúde de todos que moram no local. “Através de uma conversa com um amigo, tivemos a ideia de reunir com os outros residentes, e voluntariamente todos se propuseram a participar na compra dos materiais. Um serviço rápido que beneficiou a todos. Agradeço o Esmeraldo por ter a consideração, e de nos conceder os funcionários e o maquinário”.

Segundo o supervisor de operações do SAAE, Genésio Veloso, que acompanhou toda a obra, foram construídos aproximadamente 1 quilômetro de rede de esgoto, para atender as 25 famílias que moram no local. “A construção da rede de esgoto só foi possível, devido a rede de acesso da Avenida Benjamim Constant, que foi construída recentemente. Uma equipe do SAAE, esteve no local, fez as devidas medições e viu que seria possível a realização da obra, que já está concluída, pronta para coletar os dejetos e dar o destino correto”, disse.

Ainda de acordo com o supervisor, a obra foi de extrema importância, já que algumas fossas sépticas funcionavam de maneira incorreta. “A rede de esgoto melhora o saneamento, uma vez que, passa a não contaminar o lençol freático do bairro. O objetivo do SAAE é esse, trazer qualidade de vida e saúde para toda população”, explicou Genésio.

O diretor Esmeraldo Pereira, observou que dois fatores foram importantíssimos para essa ação, a participação dos moradores em custear o material e a construção da rede de esgoto da Avenida Benjamim Constant. “Não tínhamos um projeto para a construção da rede de esgoto das ruas que dão acesso a nova avenida, e essa ideia dos moradores de propor o trabalho em conjunto foi muito boa, pois naquela área, o lençol freático é muito aflorado, neste caso, as fossas sépticas acabam contaminando o solo. Agradeço ao André e demais moradores, esperamos estender este tipo de parceria para outros pontos da cidade”, enfatizou o diretor.