ATENÇÃO PARA O MEIO RURAL

Publicado em: 11 de novembro de 2019

O Flores do Cerrado levou atividades para a comunidade rural de Aarão Reis. O projeto é uma realização da Prefeitura de Pirapora e mulheres das comunidades rurais, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e EMATER/MG, com apoio da Secretaria Municipal de Família e Políticas Sociais.

A ação social deste sábado (09/11) também contou com a parceria da Secretaria de Governo (SEGOV), Secretaria de Esportes, Juventude e Cultura (SEJUC), Secretaria de Saúde (SESAU), Assessoria de Comunicação (ASCOM), Defesa Civil, SAAE e Emutur.

O principal foco da atividade foi o cadastramento das famílias no CAD ÚNICO, para garantir o acesso aos benefícios sociais. Outro importante objetivo foi levar informação de saúde, com palestra sobre os temas do Outubro Rosa e Novembro Azul, ressaltando o cuidado com a saúde da mulher e dos homens, no enfrentamento ao câncer.

Também foi realizada a o jogo de volta do amistoso entre as comunidades Aarão Reis e Floresta, aferimento de pressão e orientações diversas de saúde e das políticas sociais, premiação dos times e entrega de brindes pra comunidade.

As autoridades presentes falaram brevemente, agradecendo ao trabalho realizado pelas mulheres do projeto Flores do Cerrado e parabenizando os produtores da agroindústria da comunidade. “Buscamos estar cada vez mais presentes para as comunidades rurais. Ações como esta reafirmam o potencial do meio rural do nosso município, que avança ainda mais com a atuação dos parceiros como a Emater e as diversas secretarias municipais”, ressaltou o secretário de Governo, Sinvaldo Alves.

Também estiveram presentes o vereador Beto Fulgêncio; Aldair Delfino, secretário de esportes; Kênia Maria Barros, a Gerente Administrativa da Família e Políticas Sociais; Fabiane Pereira Pinheiro, extensionista social da EMATER em Pirapora; Mauro Antonio dos Santos, presidente da Associação dos Moradores da Comunidade Floresta Viveiros; Geraldo Magela, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pirapora e membro da Comunidade Arão Reis; Inês e João Pereira, produtores de rapadura na comunidade que cederam sua casa para o evento.

CAMPANHA DE CADASTRAMENTO

O Cadastro Único (CADÚNICO) é um instrumento essencial para identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, pois garante o acesso a diversos benefícios além do bolsa família, como: Criança Feliz, Viva Leite, Ação Jovem/Renda Cidadã, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa Minha Vida, Carteira do Idoso, entre outros.

Confira os equipamentos socioassistenciais que atendem ao Cadastramento do CADÚNICO:

SECRETARIA DA FAMÍLIA E POLÍTICA SOCIAIS (SEFAM)

Av. Comandante Santiago Dantas, 123, Centro. Telefone: (38) 3740-6091

CRAS NOSSA SENHORA APARECIDA

Rua Maranhão, 230, Bairro Nossa Senhora Aparecida.  Telefone: (38) 3740-6064

CRAS CIDADE JARDIM

Rua Professora Alzira Ferreira, 321, Bairro Cidade Jardim. Telefone: (38) 3740-6056

CRAS SÃO GERALDO

Rua Deputado Ulysses Guimarães, 103, Bairro São Geraldo. Telefone: (38) 3740-6013 / (38) 3740-6095.