Aprovados pelo Grupo Gestor, relatórios do Plano Diretor são finalizados

Publicado em: 8 de novembro de 2019

Finalizados os trabalhos das Câmaras Comunitárias, os quais já estão disponíveis para acesso e consulta (através do link: https://www.pirapora.mg.gov.br/planodiretor/acompanhe) o processo de revisão do Plano Diretor de Pirapora segue atendendo suas premissas e está cada vez mais próximo de ser consolidado.

Com o acompanhamento e a ciência do Grupo Gestor, todos os levantamentos e diagnósticos concluídos, pelas equipes que formaram as Câmaras, serão o embasamento necessário para a formação das propostas prioritárias a serem contidas no novo Plano Diretor Municipal. Composto por representantes oriundos dos poderes Executivo e Legislativo, de órgãos públicos e de entidades empresariais, acadêmicas e comunitárias, o Grupo Gestor desempenha a função, dentre outras, de validar todas as informações e os dados que serão inseridos no documento, que está sendo elaborado.

Membro do Grupo Gestor, o advogado Mauricio Tadeu Machado Vargas, presidente da 50ª Subseção OAB/MG – Pirapora, explica como é a intervenção do grupo.  O impulso dos trabalhos é do Poder Executivo, que coordena as atividades. Normalmente, quando nos reunimos são apresentados os trabalhos desenvolvidos pelas comissões. Aí fazemos os questionamentos”. Revelou o advogado.

Motivado pela oportunidade que o Plano Diretor oferece para a população contribuir na melhoria da cidade, Felipe de Brito Feitosa, do movimento Levante Popular da Juventude, também compõe o Grupo Gestor. O nosso papel no grupo gestor está sendo representativo. Estamos participando das audiências públicas e participamos de reuniões para verificar as ações que estão ocorrendo. Acho que estamos desenvolvendo um bom trabalho”. Avaliou Felipe.

Representando o Poder Legislativo, o vereador Éder Danilo, apontou quais os principais aspectos observados na sua atuação dentro do Grupo Gestor. “O Plano Diretor se tornou o principal instrumento para o diagnóstico do município. Mesmo com a visão técnica que é necessária em todo o processo, cabe para nós do Grupo Gestor participar das comissões, avaliando, questionando e sugerindo novos estudos. É indiscutível que todas as etapas estão sendo executadas e respeitadas, nestes levantamentos que são fundamentais, sobretudo, observando as leis e normas que respaldam o Plano Diretor. Nos relatórios que tivemos acesso, ficou identificado de forma bem clara, para todos nós, o direcionamento que devemos ter no planejamento dos recursos públicos”.

Uma das principais prioridades da sua gestão, a revisão do Plano Diretor se tornará um legado importante para Pirapora, conforme projeta a prefeita Marcella Fonseca. “Todos esses trabalhos e etapas, que estão sendo concluídas com muito empenho por todos os envolvidos, sustentam o embasamento que o novo Plano Diretor proporcionará para Pirapora, nos próximos anos. É um ganho imensurável para todo o planejamento e desenvolvimento urbano”. Prospectou a prefeita.