MULHERES, PREVENÇÃO E AUTOCUIDADO

Publicado em: 1 de novembro de 2019

O câncer de mama é a doença mais comum entre as mulheres do mundo, só ficando atrás do câncer de pele. No Brasil em 2018 foram quase 60 mil casos. Em outubro são intensificadas as ações de combate e prevenção. Por isso, a Secretaria de Família e Políticas Sociais (SEFAM) também se dedica à sensibilização das mulheres.

Em 2019, a SEFAM somou forças com a Secretaria Municipal de Saúde, levando informação sobre o câncer de mama e o câncer do colo do útero aos equipamentos socioassistenciais. “Buscamos chamar a atenção das mulheres principalmente para o auto cuidado, pois o diagnóstico da doença em seus estágios iniciais aumenta muito a eficácia do tratamento e as chances de cura”, ressalta Kênia Maria Barros, Gerente Administrativa da Família e Políticas Sociais.

O secretário de Família e Políticas Sociais, Luiz Antônio Pulcherio declarou seu apoio: “Finalizamos o mês de outubro com um forte trabalho com as mulheres de educação em saúde e prevenção do câncer. Nós homens também temos que engajar no cuidado a saúde das mulheres, para aumentar os índices de cura dessa doença devastadora. Faz parte do nosso papel social e humano”.

A contadora aposentada, Margarida Rodrigues Mendes, ressalta a importância da troca de informações sobre autocuidado. “Quando recebi meu diagnóstico me dediquei ao meu tratamento com muita positividade e disciplina, pois sabia que cuidar bem de mim era fundamental para o sucesso do tratamento. Precisamos multiplicar as informações e conhecimento a todos”.

A prefeita Marcella Fonseca enfatiza a importância do trabalho em conjunto para efetivar as ações de saúde no município: “Fico feliz de ver a integração das secretarias, pois assim, alcançamos melhores resultados para nossas mulheres e também suas famílias. Agora que acabou a campanha de outubro, convidamos os homens também a buscar os exames médicos e a prevenção ao câncer de próstata”.

INFORMAÇÕES

O atendimento às mulheres pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde ou Centro de Saúde da Mulher, localizado à Rua Eudes de Lorena, 92, Nova Pirapora, Telefone: (38) 3740-6083, com atendimento de segunda à sexta de 08 às 13 horas.

HISTÓRICO

O movimento surgiu nos Estados Unidos, na década de 90, e foi adotado pelos demais países para alertar as mulheres e entidades governamentais sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce dessa doença. A secretária reforçou que a ação é de extrema importância para alertar sobre o número de casos. Estima-se que, para cada ano do biênio 2018/2019, foram diagnosticados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.