Prefeita Marcella Fonseca busca recursos para reforma do vapor Benjamim Guimarães

Publicado em: 30 de outubro de 2019

Em busca de reforçar seu compromisso com questões importantes para o município de Pirapora, a Prefeita Marcella Fonseca, acompanhada do vereador Beto Fulgêncio, reuniu-se nesta quarta-feira (30/10) com o deputado federal e presidente da Comissão de Turismo, Newton Cardoso Júnior (MDB) para tratativas da reforma do Vapor Benjamim Guimarães.

Na reunião no gabinete do deputado, também esteve presente Kátia Borgéia, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O principal objetivo foi apresentar o pedido de revitalização da embarcação e a viabilização de R$ 3.000.000,00 (três milhões) para que o projeto seja executado.

Tombado como patrimônio estadual desde o decreto N.° 24.840 de 1º de agosto de 1985, o vapor Benjamim Guimarães foi construído em 1.913 e necessita de manutenção periódica para garantir o seu funcionamento. O custo elevado das manutenções (em torno de milhões) e a exigência de encontrar uma equipe qualificada, para planejar a logística e executar o trabalho, reforçam a necessidade do apoio dos governos Estadual e Federal, para a conclusão desse projeto.

A reunião foi encerrada com o parecer favorável do IPHAN, que garantiu a viabilização dos recursos e o projeto da reforma pronto. A Prefeita Marcella falou sobre a importância de valorizar a nossa cultura “O vapor Benjamim Guimarães tem valor inestimável para os piraporeses, ele é influência direta da nossa identidade cultural, emblemático e peça fundamental para o turismo, foi responsável por tonar Pirapora conhecida no cenário nacional e internacional, isso nos motiva a lutar pela sua reforma. Já visitamos diversas instituições e ministérios, buscamos apoio dos nossos deputados e da marinha e cada dia avançamos um pouco nessa questão é um esforço diário, mas tenho certeza que vamos alcançar esse objetivo” finaliza Marcella.