OUTUBRO ROSA: JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

Publicado em: 21 de outubro de 2019

O #OutubroRosa está acabando, mas a prevenção contra o câncer deve ser feita o ano todo. Desde o inicio do mês, a Secretaria Municipal da Família e Políticas Sociais (SEFAM) e Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) estão trabalhando integradas para sensibilizar as mulheres do município quanto à prevenção e combate ao câncer de mama e do colo do útero.

O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama. Além do publico das unidades de saúde, este ano a SEFAM abriu as portas dos equipamentos socioassistenciais para levar informação para cada vez mais pessoas.

“Essa campanha busca principalmente alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero, pois quantos antes são detectados, maiores a chances de cura. Precisamos ampliar esse debate para toda a população, pois muitas vezes as pessoas não se atentam à prevenção”, comenta Kênia Maria Barros, Gerente Administrativa da Família e Políticas Sociais.

“Desde o último ano, adotamos o lema ‘Juntos somos mais fortes’ para trabalhar este tema nas unidades de Saúde. O esforço coletivo torna essa campanha mais eficaz”, reafirma a secretária de Saúde Maria Cândida Fiúza.

Sabrina Rocha, do Centro de Saúde da Mulher, ressalta ainda os avanços da campanha: “Conseguimos disponibilizar mais exames para a população durante o mês de outubro. Além disso, o alcance é bem maior quando trabalhamos integrados com outras secretarias, levando orientações e esclarecimentos”.

“No mês de outubro, o país inteiro se veste de cor-de-rosa e nós da administração municipal em Pirapora desejamos avançar a cada ano no diagnóstico precoce. Os profissionais de saúde enfatizam sempre que este é um dos maiores aliados para o tratamento eficaz do câncer nas mulheres, já que quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos”, enfatiza a prefeita Marcella Fonseca.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

7h30

Caminhada Outubro Rosa com saída em frente o CEM

8h30

Palestra no CRAS Cidade Jardim

13h30

Palestra no Centro de Convenções (usuários dos serviços do CRAS Nossa Senhora Aparecida, CREAS, Centro POP e CREMP)

8h30

Palestra no CRAS São Geraldo

Para informações procure uma Unidade Básica de Saúde ou o Centro de Saúde da Mulher, localizado à Rua Eudes de Lorena, 92, Nova Pirapora, Telefone: (38) 3740-6083, com atendimento de segunda à sexta de 08 às 13 horas.