BEM ESTAR E VITALIDADE NA TERCEIRA IDADE

Publicado em: 21 de outubro de 2019

Outubro se tornou também um mês voltado para valorização e prestígio das pessoas com mais de 60 anos. Isso porque o primeiro dia do mês celebra o marco da implantação do Estatuto do Idoso (Lei 10741 de 1º de outubro de 2003).

Assim, a Prefeitura de Pirapora, por meio do Centro de Referência do Idoso (CRIP) e Secretaria Municipal da Família e Políticas Sociais (SEFAM), realizou a Semana do Idoso com várias atividades gratuitas e abertas ao público, com foco na qualidade de vida e bem estar desta população.

“Precisamos colocar luz sobre essa nova realidade. Todos precisam enxergar a população idosa, suas necessidades e demandas. Precisamos refletir, discutir e propor mais ações públicas da própria cidade para as pessoas que estão envelhecendo aqui”, destaca o vereador Eder Danilo, um dos principais propagadores da causa do idoso em Pirapora.

Com a comemoração dos 15 anos do Estatuto do Idoso, a Gerente de Atenção à Pessoa Idosa, Gisa Cares, ressalta que a administração municipal tem se empenhado para alcançar as metas propostas no documento: “Nosso maior desafio é a sensibilização das pessoas das demais gerações para uma convivência adequada aos idosos. Esse público precisa de carinho, atenção e se sentirem parte, principalmente no campo da questão pública e aos direitos sociais”.

O Secretário de Família e Políticas Sociais, Luiz Antônio Pulcherio, ressalta a importância dos idosos estarem inseridos nas políticas públicas e usufruírem de seus direitos: “Temos várias ações de amparo e desenvolvimento voltadas para a terceira idade. O mais importante é que cada idoso e idosa mantenha seu Cadastro Único atualizado. Assim, podemos aplicar melhor os recursos que viabilizam as atividades com essa população. Toda a família precisa estar atenta e procurar informação na SEFAM e nos Centros de Referência da Assistência Social que atenda seu bairro”.

UMA SEMANA DE PROGRAMAÇÃO

A semana da pessoa idosa foi repleta de atividades voltadas para o bem estar da pessoa idosa em Pirapora. A programação buscou conscientizar a população sobre o respeito, dignidade e direito da pessoa idosa.

“Atividades assim são importante pra nós da terceira idade, pois traz empoderamento e bem estar. Hoje a perspectiva da pessoa idosa é envelhecer feliz e estar no seio da sociedade”, conta a presidente da Associação da Terceira Idade, Maria Nair Palma; a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Edvaldina Castro.

Além do público dos idosos participantes dos núcleos do Projeto Saúde Viver e da equipe do Centro de Referência do Idoso (CRIP), as atividades contaram a presença das empresas parceiras; o vereador Eder Danilo; membros da Associação da Terceira Idade; Conselho Municipal do Idoso; Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); e Secretaria de Família e Políticas Sociais.

Todos os eventos foram gratuitos e abertos à população. A prefeita Marcella reafirma: “Sabemos que as estatísticas apontam que, até 2060, um em cada quatro brasileiros será idoso. Por isso, precisamos estar cada vez mais preparados para atender essa parcela da população. Queremos atender essa demanda da modernidade da melhor forma possível. Por isso, parabenizo à SEFAM e ao CRIP pelo trabalha realizado até aqui”.