O FUTURO DA TERCEIRA IDADE: FELIZ E EM MOVIMENTO

Publicado em: 1 de outubro de 2019

A semana da pessoa idosa é um momento de falar sobre o futuro na terceira idade e também celebrar as conquistas deste público em nosso município, resgatando a valorização do idoso em suas novas formas de vida. A programação é uma realização da Prefeitura de Pirapora, por meio do Centro de Referência do Idoso (CRIP) e Secretaria Municipal da Família e Políticas Sociais (SEFAM).

O evento de abertura contou com a presença dos idosos participantes dos núcleos do Projeto Saúde Viver; empresas parceiras; Débora Simone da Silva, do PSF São Geraldo; Jacira Veloso, da SEFAM; Cristiane Ramos, do Centro de Referência da Mulher (CREMP); Marilene Ramos e Cleidiane Berto, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); Juliana Veloso, representando a Secretária de Saúde, Cândida Fiuza; Terezinha Medeiros, do CRAS São Geraldo; Maristela Fonseca e Vera Lúcia, do PSF Cícero Passos; Kênia Maria Barros, Gerente Administrativa da Família e Políticas Sociais; o vereador Eder Danilo; a presidente da Associação da Terceira Idade, Maria Nair Palma; a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Edvaldina Castro; a gerente de proteção ao idoso, Gisa Cares; e o Secretário de Família e Políticas Sociais, Luiz Antônio Pulcherio.

“Eventos assim reafirmam as conquistas de direitos dessa população, buscando sempre garantir o seu protagonismo e atendimento efetivo das demandas atuais. Precisamos promover cada vez mais o respeito aos idosos, pois essa parcela da sociedade também tem direitos e chegaram até aqui doando sua vitalidade e juventude para construção de uma sociedade melhor”, enfatizou o vereador, Eder Danilo, um dos principais propagadores da causa do idoso em Pirapora.

“A programação busca chamar a atenção da sociedade civil e dos governos para um novo olhar sobre a velhice. As atividades incluem uma programação variada e extensa: exercícios físicos, entretenimento, palestras e oficinas sobre temas como saúde, alimentação, políticas públicas, etc”, comentou Gisa Cares, gerente de proteção ao idoso.

O evento teve ainda homenagem ao participante mais idoso do projeto saúde viver, Claudionor Gonçalves da Silva e gingaterapia com o público presente, conduzida pela mestra de capoeira e professora Luciana Galiza.

“Nós idosos precisamos fazer boas escolhas para manter nossa qualidade de vida. As atividades do Saúde Viver ajudam muito e somos muito bem acolhidos no projeto. Isso também ajuda a superar os desafios do acesso aos nossos direitos”, comentou a aposentada, Cleuza Santana da Silva, integrante do Núcleo Aparecida – Projeto Saúde Viver.

A prefeita Marcella reafirma: “Temos uma grande quantidade de idosos em Pirapora. Por isso, buscamos saber o que eles desejam, pensam ou esperam, no intuito de garantir uma cidade mais preparada e acolhedora para eles. Cumprimento a SEFAM, o Centro de Referência do Idoso e a Associação da Melhor Idade por realizarem estas atividades. Parabéns a todos os idosos do município pelo seu dia”