Realizada a 2ª Audiência Pública do Plano Diretor em Pirapora

Publicado em: 21 de setembro de 2019

Na noite desta quinta-feira (19/09) foi realizada, no Centro de Convenções de Pirapora, a segunda Audiência Pública referente à Revisão do Plano Diretor Municipal.

Com a participação de centenas de pessoas, dentre elas acadêmicos e professores de universidades e faculdades da cidade, representantes de órgãos públicos e privados, secretários municipais, vereadores e demais cidadãos piraporenses, a conferência proporcionou ao público que acompanhou, o conhecimento dos trabalhos executados pelas equipes de Leitura Técnica e Comunitária, os quais apresentam a atualização do diagnóstico socioeconômico e estrutural de Pirapora.

A grande novidade, nesta segunda audiência, foi a transmissão em tempo real, pelo Facebook da Prefeitura, com a possibilidade de participação dos internautas, pela live, durante toda a reunião.

Conhecer para participar

Em um ritmo bem dinâmico e produtivo, a audiência foi iniciada com a composição da mesa de honra, que contou com a presença do secretário de Governo, Sinvaldo Alves, o qual representou a prefeita Marcella Fonseca, e do Procurador Municipal, Dr. Raul Ulysses, além da presidente da Comissão de Revisão do Plano Diretor e secretária de Planejamento, Ana Paola Ramos.

Um vídeo institucional, que explica didaticamente o que se trata o Plano Diretor e suas diretrizes foi apresentado para o público, para maior compreensão da importância do documento para a cidade e população. Em seguida a presidente da Comissão de Revisão expôs o site, onde estão disponíveis todas as informações do Plano Diretor de Pirapora (https://www.pirapora.mg.gov.br/planodiretor).

A servidoras Juliana Veloso e Érica Freitas apresentaram as conclusões dos trabalhos das Câmaras de Serviços Públicos e de Mobilidade Urbana e Rural, respectivamente, esclarecendo para o público pontos importantes, observados. Na sequência, Vinícius Barreto, também servidor público da Prefeitura de Pirapora, em sua participação, convidou o público para acessar o formulário online do site do Plano Diretor, para conhecer e responder o coletor de informações, que contribui para o processo de revisão. Para isso, a equipe de Tecnologia da Informação da autarquia, disponibilizou uma rede de internet especialmente para os presentes.

Participação que agrega credibilidade

Na parte final da 2ª Audiência Pública, os participantes presentes e internautas que acompanhavam, foram convidados para fazerem perguntas e sanarem suas dúvidas. Todas os questionamentos, desde as relativas ao Plano Diretor até as que se referiram aos atuais problemas do município, foram prontamente respondidos e esclarecidos, pelos profissionais responsáveis.

Para a prefeita Marcella Fonseca, esta nova audiência representou a evolução e amadurecimento do processo de revisão e do engajamento dos cidadãos piraporenses, na elaboração do novo Plano Diretor. "Nossa expectativa é que possamos finalizar todo este processo até o final deste ano. Com todo esse comprometimento dos servidores envolvidos, aliado à maximização no envolvimento da população, ao vermos o ótimo público que esteve presente e o esforço que fizemos para transmitir pelo Facebook, este novo documento ganha ainda mais credibilidade, para direcionarmos as políticas públicas, nos próximos anos". Analisou Marcella Fonseca.