Prefeitura promove capacitação em Ginecologia e Obstetrícia

Publicado em: 19 de setembro de 2019

Na última terça-feira, 17, a Secretaria de Saúde de Pirapora, por meio da Administração do Centro de Especialidades Médicas promoveu uma roda de conversa com os profissionais da Atenção Básica dos 12 municípios da microrregião de Pirapora sobre o Protocolo de Ginecologia e Obstetrícia com os médicos Dra. Luciene Gomes e Dr. Diego Teles.

A ideia é construir um trabalho de forma responsável e em conjunto com todos os municípios da microrregião, formatando propostas de adequação no melhoramento do fluxo de pacientes junto ao Centro de Especialidades Médicas (CEM).

“Estamos muitos felizes com os avanços no CEM, pois em poucos meses conseguimos nove especialidades da cartela que contempla o programa do Centro, faltando apenas a especialidade de Mastologia”, comentou a diretora administrativa, Ana Paula F. Barbosa.

Para a coordenadora de Atenção Primária, Carolina Rocha de Melo “a roda de conversa foi interessante para um alinhamento dos trabalhos nas Unidades Básicas de Saúde, pois há procedimentos que a própria Unidade pode resolver não havendo necessidade de procurar atendimento secundário”, disse.

Dessa forma as especialidades contempladas hoje são Angiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Ginecologia, Nefrologia, Obstetricia, Oftalmologia, Pediatria e Urologia.

Segundo a secretária de Saúde Maria Cândida “essa roda de conversa é mais um avanço na direção da qualificação e humanização da assistência, com melhor condição de trabalho para a saúde”.

A Prefeita de Pirapora, Marcella Fonseca comentou que “toda qualificação é louvável e precisamos nos adequar da melhor forma para fazer um atendimento de qualidade”, concluiu a prefeita.

Todos os meses o departamento administrativo do CEM reúne os servidores dos PSFs para discussão e implementação de melhorias com vista de facilitar e agilizar os atendimentos. A parceria com a Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire tem sido fundamental para o andamento e cuidado integral da saúde regional.