Prefeitura promove ação preventiva no combate a Chikungunya

Publicado em: 17 de setembro de 2019

A Secretaria municipal de Saúde informa que a partir de hoje, 17/09 fará uma ação preventiva no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Zika, dengue e Chikungunya em diversos bairros de Pirapora.

A ação será direcionada aos possíveis focos e as equipes de Endemias e Atenção Primária precisarão entrar nas residências, cômodo a cômodo, para a borrifação com aerossol. Após o trabalho da vigilância os moradores deverão permanecer fora de suas casas por 30 minutos, devido a concentração dos ativos no combate ao mosquito. Essa primeira atuação acontecerá nos bairros Bom Jesus I e II; Santos Dumont e Santa Terezinha.

Devido a menor incidência, porém com poucos casos confirmados, os bairros Nova Pirapora, Santo Antônio, Aparecida e Centro receberão, em pontos específicos, as equipes de Endemias e Atenção Primária.

Para a gerente de Vigilância em Saúde, Sabrina Gitirana, “é importante que a população entenda que esta é uma ação pontual guiada por análise epidemiológica, sendo necessária, até o presente momento nos locais indicados”, comentou.

A Secretaria de Saúde está em alerta e pede para que todos continuem limpando possíveis áreas com o foco do mosquito. “Até o momento temos 20 casos confirmados aqui em Pirapora e é importante que todos nós possamos combater esse mosquito em conjunto”, concluiu a secretária de saúde Maria Cândida.