Nas Minas o SUAS é das gerais

Publicado em: 6 de setembro de 2019

A Conferência Municipal de Assistência Social é um espaço de mobilização para a participação social. Esse momento é importante principalmente para efetivação das ações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) bem como a participação social de forma organizada.

Estiveram presentes na Conferência, secretários municipais, vereadores, conselho tutelar, conselheiros da assistência social, associações, entidades organizadas e sociedade civil. “Agora é o momento do protagonismo dos usuários do SUAS, pois sem os usuários não existe a assistência. O SUAS é feito para o povo”, afirmou o Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Reginaldo ee Miranda.

“Realizar uma conferência não é uma ação isolada dentro da Assistência Social. Ela é resultado de um processo de diálogo e democracia em nível de gestão pública. Alcançamos grande parte das ações propostas na conferência em 2017. A partir deste ano, queremos manter o trabalho e fortalecer o acesso dos usuários aos serviços da assistência social”, enfatiza a Gerente Administrativa da Família e Políticas Sociais, Kênia Maria Barros.

“Tivemos ampla participação durante as seis pré-conferencias que foram realizadas nos CRAS, uma comunidade rural e em uma associação do município. Isso culminou com um publico grande e diverso em nossa XII Conferência municipal de assistência social. É preciso enfatizar que o dever dos servidores da SEFAM é de sempre atender bem o usuário, promovendo o acesso deles aos seus direitos”, afirmou o secretário municipal de Família e Políticas Sociais, Luiz Antonio Pulcherio.

Representando a prefeita Marcella, o secretário municipal de Governo Sinvaldo Alves Pereira, comentou: “A SEFAM lida diretamente com pessoas que, na maioria das vezes, necessitam dos serviços sociais. Mesmo diante da crise instalada em todo o país, Pirapora avançou no acolhimento dos usuários, principalmente por meio da descentralização dos serviços, dos projetos para crianças, adolescente, mulheres, idosos, etc. Ou seja, toda a família é acolhida em nossos equipamentos sociassistenciais”.

Logo após a cerimônia de abertura, foi lido o regimento interno da conferência e o mesmo foi aprovado por aclamação pelos delegados presentes. Em seguida, a Conselheira Estadual de Assistência Social, Sandra de Fátima Veloso Costa Azevedo, palestrou sobre “Os Desafios para consolidação do SUAS frente aos impactos da crise financeira da União, Estados e Municípios”.

Depois os presentes se dividiram em grupo para debater os eixos temáticos e apresentar as propostas que foram apresentadas à assembléia geral. As propostas aprovadas serão encaminhadas para as fases regional, estadual e nacional. Por fim, foram eleitos os delegados que vão representar Pirapora nas etapas regional e estadual.