Pirapora acolhe as diferenças e promove ações de Educação Inclusiva

Publicado em: 27 de agosto de 2019

As Políticas Públicas de Educação Inclusiva avançou em Pirapora nos últimos anos a partir diversas discursões desenvolvidas pelo Conselho Municipal de Educação e outros parceiros. O tema não é só de responsabilidade do poder público, escola e dos professores, a inclusão é dever de todos. Com o objetivo de acolher as diferenças, a Secretaria Municipal de Educação de Pirapora realiza neste mês uma programação voltada a Educação Inclusiva.

Diante do diferente, alguns sujeitos criam barreiras que impedem a inclusão. Assim, com o objetivo de garantir um sistema educacional inclusivo conforme previsto na meta 4 da Lei Municipal nº 2317/2016 do Plano Municipal de Educação e contribuir para a inclusão social,  sensibilizar e envolver a sociedade promovendo uma cultura de convivência com as diferenças e as exigências legais da educação inclusiva, diversas ações estão sendo organizadas nas creches, cemeis, pré-escolar e escolas.

A programação iniciou no dia 21 de agosto com a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, neste dia houve a apresentação de trabalhos artísticos com alunos da APAE. Atividades e passeata aconteceram com a participação da família APAE.

A III Semana da Educação Especial Inclusiva 2019 contou com palestras no dia 26, no Instituto Federal Tecnológico (IFNMG) para a comunidade escolar da rede municipal de ensino e apresentação musical. A palestra com a psicopedagoga Cláudia Moura teve o tema: estrutura e funcionamento das salas de recursos multifuncionais, a neurologista Daniele Lima falou sobre as doenças neurológicas funcionais, e a psicóloga Juliana Alves sobre os vínculos e o processo de inclusão: rompendo barreiras atitudinais. O vereador e professor Eder Danilo também se fez presente no evento.

O secretário de Educação, Rodrigo Barbosa explicou que é urgente a necessidade de se trabalhar a diversidade em toda a sua significância. “Agradecemos o apoio da equipe Evoluir. A diferença nos torna humanos, o normal é ser diferente, e esse é o tema principal a ser tratado nas unidades de ensino de Pirapora”, destacou.

As escolas tem autonomia para desenvolver as atividades, já estão trabalhando com mural informativo, poemas, poesias, gravuras e apresentações de teatros até o dia 31, e trabalhos como a confecção do livro: “Ser Diferente”, o livro foi elaborado por um casal que possui um filho autista com ilustração do personagem de desenho infantil Pocoyo, e apresenta reflexões acerca do respeito à diferença e as crianças autistas.