Nota Oficial

Publicado em: 27 de agosto de 2019

Acerca de informação que circula, sem qualquer tipo de apuração ou veracidade, nas redes sociais, dando conta de que um Senhor faleceu nas proximidades da Unidade Básica de Saúde do bairro Santo Antônio, a Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), esclarece:

Ao contrário do que vem sendo divulgado, o cidadão que veio a óbito em via pública, compareceu à Unidade Básica de Saúde do bairro Santo Antônio para consulta pré-agendada por sua esposa. Consulta esta que aconteceu por volta das oito horas da manhã de hoje, 27/08/2019.

Segundo o Gerente da Unidade de Saúde bairro Santo Antônio, Enfermeiro Efetivo Gilson Paulo, “a esposa do Senhor Silvio procurou a nossa Unidade e agendou consulta para ele, já que o mesmo é usuário da Unidade. Portanto, o Senhor Silvio não chegou lá passando mal como vendo sendo falado, erroneamente, nas redes sociais, mas para uma consulta agendada pela esposa, que estava preocupada com a saúde do marido”.

“O Senhor Silvio, apesar do histórico de doenças crônicas, se apresentou sozinho, lúcido e em bom estado geral durante a consulta na Unidade. Foi aferida a pressão arterial, apurada em 140×80 mmHg, sempre consciente e sem nenhum indicativo que motivasse transporte de urgência e emergência. Portanto, foi feito o encaminhamento para exames complementares no Hospital Dr. Moisés Magalhães Freire, para continuação da propedêutica”, afirma Dra. Dirce Tamires Brandão, médica da Unidade de Saúde do bairro Santo Antônio.

Segundo relatos, o Senhor Silvio saiu da Unidade de Saúde do Bairro Santo Antônio, após a consulta, consciente e caminhando em direção a sua casa, dizendo que iria buscar o cartão de vacinas. Momento pelo qual, segundo informações, veio a óbito na via pública.

As informações contidas neste Nota Oficial foram apuradas em reunião preliminar, registrada em ata, com os servidores públicos da Unidade de Saúde do bairro Santo Antônio, da Secretaria Municipal de Saúde e da Procuradoria Geral do Município. Por fim, foi instaurada pela Procuradoria Geral do Município, a Comissão de Sindicância Administrativa Portaria n. 474, de 27 de agosto de 2019 para apurar os fatos relatados.