Pirapora recebe assessoria e monitoramento do FNDE

Publicado em: 20 de agosto de 2019

Pirapora-MG foi selecionada pelo FNDE para receber atividade de monitoramento e assessoria, por meio do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal de Viçosa (CECANE/UFV), que realiza suporte aos municípios mineiros para a melhoria da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O monitoramento aconteceu na semana passada, com a visita das agentes do PNAE/CECANE/UFV nas escolas municipais e contou com a presença de representante do CAE- Conselho da Alimentação Escolar, a nutricionista responsável técnica pela alimentação do município e o Secretário Municipal de Educação.

A assessoria realizou reunião com todos os agentes envolvidos com o PNAE, com a finalidade de consolidar as informações levantadas, para definir um Plano de Ações que deverá ser cumprido por todos os atores municipais envolvidos com o programa.

No CEPS foi realizada uma oficina sobre a participação da Agricultura Familiar no PNAE para os atores envolvidos de seu município e cidades vizinhas, com a participação do vereador Beto Fulgêncio representando a Câmara Municipal de Pirapora.

Segundo informou a nutricionista do CECANE, Paula Torres Trivellato“a expectativa é que a assessoria venha contribuir na consolidação da Lei nº 11.947 da resolução FNDE/CD nº 26 de 17 junho de 2013 e da resolução CD/FNDE/MEC nº 4, de abril de 2015, e consequentemente na Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável no ambiente escolar, visando à garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA)”.

Para a representante da Emater, Fabiane Pereira Pinheiro, “a Associação dos Produtores Rurais é importante e precisa ser mais valorizada. A zona rural é pequena e têm muito potencial, os nossos produtores são diferenciados pela sua capacidade de trabalho e compromisso”, disse.

A agrônoma do Programa, Ângela Souza explicou que ficaram satisfeitas com a realização do processo de Chamada Pública e com o último processo licitatório relativo às aquisições de gêneros alimentícios da entidade executora referente a 2018,“porém é necessária a apresentação de amostras e a substituição de alguns itens. Além disso,é importante o município arcar com a compra dos alimentos, para que o recurso não volte para o FNDE, e justificar como foram adquiridos pela empresa terceirizada”, ressaltou.