Pirapora é destaque com psicólogo nas escolas municipais

Publicado em: 12 de agosto de 2019

Pirapora-Norte de Minas é um dos poucos munícipios que conta com esse profissional para compor as equipes que integram o ambiente escolar, por meio da Lei 2368/2018 sancionada no dia 2 de julho de 2018.

O psicólogo escolar, Luiz Henrique explica que o papel do psicólogo nas escolas, “é investigar o fenômeno e trabalhar questões sociais e emocionais do cotidiano que afetam diretamente o processo de aprendizagem e de convívio, fator relacionado diretamente com a violência e o desenvolvimento social”, destacou.

O secretário de Educação de Pirapora, Rodrigo Barbosa recebeu bem a proposta e se prontificou a colocar em prática; primeiro trabalhou no projeto de lei juntamente com o psicólogo Luiz Henrique Cunha, pioneiro na operacionalização e aplicação da Lei no município.

“O projeto está sendo executado através de planejamento entre a gestão da Semed e várias reuniões intra e inter-setoriais. A meta é ter um psicólogo em cada escola posteriormente. A intervenção vem sendo feita dentro das escolas, através de consultoria colaborativa com os autores envolvidos”, conta o secretário.

“É um projeto maravilhoso, necessário, e contou com o esforço da prefeita Marcella para implantar a lei que tornou obrigatória a presença dos psicólogos nas escolas e trouxe mudanças positivas para os alunos. Os professores estão abertos a essa mudança, estão empolgados com os resultados começam a surgir”, disse a diretora da escola Maria Coeli Ribas, Cristiane da Cruz.